playlist Music

quinta-feira, 25 de junho de 2015

ANDY BEY – PAGES FROM AN IMAGINARY LIFE (HighNote Records)

O produtor Joe Fields tem sido sempre um fino desenvolvedor de talentos no jazz. Porém, seu maior presente deve ser  modelar o renascimento de carreiras para artistas estabelecidos, ainda que sem muita atividade. Ele fez isto com Mark Murphy nos anos 1970s e 80s, formatando uma cadeia de obras-primas para o seu selo Muse. Nos seus selos Savant  e HighNote , Fields tem feito o mesmo com Mary Stallings, Sheila Jordan, Barbara Morrison e Freddy Cole ( e que são apenas vocalistas).

Tão potencialmente épica como a sua revitalização de Murphy são as suas recentes sessões com Andy Bey. Considerando que o septuagenário vocalista e pianista é melhor em trabalhos minimalistas, o ano passado Fields ajudou-o a modelar o mais fino álbum da carreira de Bey, o estelar lançamento solo “The World According to Andy Bey”. Fields e Bey mantêm a precisão  na fórmula formidável através das 15 faixas.

O repertório está dividido em quatro “páginas”, cada uma traçando um arco romântico ou  filosófico construído em torno de standards acrescido de uma inédita de Bey . A voz de Bey tem reduzido  a pó vulcânico ou , mais acuradamente, a poeira de platina, frase por frase, ele agora acondiciona uma batida emocional triturada rivalizada só por Billie Holiday. Eles  compartilham uma vulnerabilidade incomparavelmente nobre. Nunca “Good Morning Heartache” soou assim esplendidamente desesperada  (ou, ao menos , desde Holiday), nem “My Foolish Heart” ou “Everything I Have Is Yours” mais ternamente feliz. Bravo, também, para Bey por não desenterrar o hino manhoso de sobrevivência de Harold Arlen e Johnny Mercer, “Dog Eat Dog” do seu fracassado musical Saratoga. As novas composições são igualmente satisfatórias, estendendo-se da sombriamente formatada “Jealousy” para a sabedoria obtida de “Humor Keeps Us Alive” e “Bad Luck May Be Good Luck”. O toque de Bey é  requintado, sugerindo uma mistura de Keith Jarrett e Oscar Peterson.

    Faixas

1 My Foolish Heart (Ned Washington / Victor Young) 5:04
2 How Long Has This Been Going On? (George Gershwin / Ira Gershwin) 5:44
3 Jealousy (Andy Bey) 3:29
4 I've Got a Right to Sing the Blues (Harold Arlen / Ted Koehler) 5:50
5 Love for Sale (Cole Porter) 4:21
6 Worried Life Blues (Big Maceo Merriweather) 4:12
7 Bad Luck May Be Good Luck (Andy Bey) 4:49
8 Lover Come Back to Me (Oscar Hammerstein II / Sigmund Romberg ) 3:18
9 Good Morning Heartache (Ervin Drake / Dan Fisher / Irene Higginbotham) 4:53
10 Dog Eat Dog (Harold Arlen / Johnny Mercer) 2:12
11 Humor Keeps Us Alive (Andy Bey) 3:46
12 Take the 'A' Train (Billy Strayhorn) 3:19
13 Everything I Have is Yours (Harold Adamson / Burton Lane) 4:47
14 All That Glitter's Not Gold (Andy Bey) 5:20
15 All Roads Lead Back to You (Allen Roy / Billy Strayhorn) 5:33


 Fonte : Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: