playlist Music

terça-feira, 2 de junho de 2015

BEN ALLISON – THE STARS LOOK VERY DIFFERENT TODAY (Sonic Camera)

O baixista/compositor Ben Allison já reuniu grandes bandas, que você não pode se desapontar   sobre o fato dele gravar com elas apenas uma vez. Porém com o guitarrista fora do comum ,  Steve Cárdenas, permanecendo constante , apesar de suas mudanças, e cada novo grupo capturando você com seus distintos efeitos  , você pode agarrar o momento para dar força ao passado.

 Em “The Stars Look Very Different Today”, Cárdenas está entrosado com um vigoroso  quarteto com Brandon Seabrook, um jovem guitarrista tempestuoso , que é uma espécie de camafeu no álbum anterior de Allison, “Action-Refraction”, que o ajudou a mover-se para uma estética roqueira. Aqui, as linhas rosnantes e a extrema tonalidade de Seabrook, combinada com o toque mais lírico e bem configurado de Cárdenas, alimenta um som decididamente pós-rock que posiciona-o em algum lugar entre as melodias determinadas de Sonny Sharrock e as reflexões enraizadas de Bill Frisell.

Todas as músicas do álbum, que tomam o título a partir de uma linha de “Space Oddity” de David Bowie são de Allison ( Gravação pela primeira vez em muitos anos fora da Palmetto , o líder,fez ,também,pela primeira vez, sua própria produção e mixagem ). Se de todo modo impulsionado pela propulsiva bateria de Allison Miller ou em um veio colorido do folk pelo banjo de Seabrook, esta é uma música com vigor.

Flutuando em uma melodia cativante com uma nota simples sobre uma sombria e frase intensamente firme, “Neutron Star”, tem o poder fascinante do espaço de uma ópera e do apelo místico de uma trilha sonora de Morricone .“Swiss Cheese D” , uma das duas reinterpretações de canções anteriormente gravadas , é mais um regalo para os ouvidos com os acordes robustos da guitarra , entonações imponentes do baixo , bateria dinâmica e um bocado de banjo. “Improvisus” envolve o baixo profundo do líder com os circuitos conduzidos pelo tom misterioso da guitarra em efeitos arrebatadores. Ao final,  você deverá buscar por outro álbum desta maravilhosa banda. Não perca a esperança.

Faixas: D.A.V.E.; Dr. Zaius; The Ballad of Joe Buck; Neutron Star; No Other Side; Kick It Man; Swiss Cheese D; Improvisus.

Músicos: Ben Allison: baixo; Steve Cárdenas: guitarra; Brandon Seabrook: guitarra, banjo; Allison Miller: bateria.


Fonte : Lloyd Sachs (JazzTimes)

Nenhum comentário: