playlist Music

segunda-feira, 15 de junho de 2015

FREDDY COLE – SINGING THE BLUES (HighNote Records)

O último lançamento de Freddy Cole pela  HighNote, seu oitavo em dez anos, é uma espécie de presente próprio para seu 50° aniversário e para seus ouvintes . Em 1964, Cole fez sua estreia em LP com uma fina reunião de músicas com toque de blues chamada “Waiter, Ask the Man to Play the Blues”. Estabeleceu-se para ele um caminho para o estrelato, mas ele soou um pouco mais como o irmão do grande Nat.

 Nat morreu um ano depois, e  Freddy estabeleceu-se como um grande nome e superlativo intérprete do cancioneiro norte-americano. Agora, aos 83, ele revisita o blues, ao menos em parte, trazendo clássicos como “Goin’ Down Slow”, “This Time I’m Gone for Good” e “Muddy Water Blues” (também incluída em “Waiter”) com sagacidade.

Trabalhando com seu quarteto  regular — o guitarirsta Randy Napoleón, o baixista Elias Bailey e o baterista Curtis Boyd—Cole adiciona  o saxofonista  tenor Harry Allen e a vocalista convidada, Teresa Hightower. Tão celebrado pelo seu toque, quanto por seu canto, Cole é exibido em seus 88 anos em ambas a s faces da capa. Ainda de acordo com os créditos do disco, ele cede o piano ao frequente colaborador John DiMartino.

Aventurando-se além do blues, Cole apresenta  uma leitura poderosamente intensa de  “The Ballad of the Sad Young Men”  de Fran Landesman e Tommy Wolf e junta-se a Hightower para a tentadora “All We Need Is a Place” e a furtiva “Pretending”. E, como sempre, ele acena para seu icônico irmão, primeiro com a manhosa despedida em  “Meet Me at No Special Place” e  com a desalentada “My Mother Told Me” de Nat.

    Faixas

 1 Muddy Water Blues 3:24 
 2 This Time I'm Gone For Good 4:58 
 3 Another Way To Feel 4:05 
 4 Goin' Down Slow 2:53 
 5 Meet Me at No Special Place And I'll Be There at No Particular Time 4:55 
 6 All We Need Is a Place 4:10 
 7 My Mother Told Me 3:46 
 8 Singing The Blues 3:51 
 9 Ballad of the Sad Young Men 5:15 
 10 Pretending 3:37 
 11 Old Piano Plays The Blues 3:57


Fonte : Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: