playlist Music

sábado, 4 de julho de 2015

AMIR ELSAFFAR – ALCHEMY

O trompetista Amir ElSaffar fez três álbuns e trouxe a música iraquiana para o campo do jazz, incluindo uma excelente colaboração com o saxofonista Hafez Modirzadeh em “Radif Suite” de 2009. Aqui, ElSaffar inicia com um quinteto padrão formado por trompete, saxofonista tenor e seção rítmica, e traz métodos e alterna escalas para conduzir a banda. Não é surpreendente, então, que as três faixas de Ishtarum Suite na seção de abertura soe como, regularmente, como um convencional postbop, ao menos harmonicamente. Os ritmos previnem a música de vir a ser previsível, com tempo de marcação que ganha e perde batidas,  soando como curiosos ostinatos , que são difíceis de serem interpretados. François Moutin (baixo) e Dan Weiss (bateria) adicionam suíngue, tentando, assim, adicionar mais firmeza, mas é desnecessário. Melhor mover-se rapidamente para os solos reflexivos realizados por ElSaffar e pelo saxofonista tenor/soprano, Ole Mathisen.

Seguindo  aquela suíte, estão quatro seções do trompetista , Alchemy Suite, baseada em seu próprio sistema de afinação,  construído em quartos de intervalos. “12 Cycles” poderia quase ser chamada como uma espécie de “So What” do Oriente Médio com dúzias de variações  em altura e ritmo introduzidos antes do trompete e soprano , habilmente, tomar cada trecho para construir . As variações microtonais são mais perceptíveis em “Quartal”, aplainado no piano de John Escreet, criando um dos mais intrigantes temas do disco.

Após estes trabalhos mais conceituais, “Athar Kurd” não deveria estar fora do lugar em um ousado álbum da Blue Note ao redor de 1965. A escolha de intervalos por parte de ElSaffar e o rápido dedilhar duplo de Moutin são mais deste século , mas há algo indelevelmente ligado ao jazz do passado no sentimento.

Faixas: Ishtarum; Nid qablitum; Embubum-Ishatum-Pitum; 12 Cycles; Quartal; Balad; Five Phases; Athar Kurd; Miniature 1; 10; Ending Piece.

Músicos: Amir ElSaffar: trompete; Ole Mathisen: sax tenor; John Escreet: piano; Francois Moutin: contrabaixo; Dan Weiss: bateria.


Fonte : Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: