playlist Music

segunda-feira, 13 de julho de 2015

DAVID HAZELTINE - I REMEMBER CEDAR (Sharp Nine)

“I Remember Cedar” representa a passagem do bastão com vagaroso aperto. O pianista Cedar Walton tem uma profunda influência na formação musical de David Hazeltine. Por sua parte, Walton disse de Hazeltine: “por certo a estrela mais brilhante no horizonte do piano no jazz”. Quando Walton faleceu em Agosto de 2013 aos 79 anos, este tributo de Hazeltine— com a integridade do seu grupo, inovação matizada e a capacidade completa de pagar na mesma moeda — era inevitável.

 Todas, menos uma, são composições de Walton, mas Hazeltine ignora as escolhas óbvias como “Bolivia” e o par de standards associados à lendária parceria com  Art Blakey, “Ugetsu” e “Mosaic”. Mesmo nos números relativamente familiares, como “Holy Land” e “Cedar’s Blues”,  Hazeltine providencia surpresas harmônicas , refinamentos melódicos e mudanças de passo que é completamente orgânico para a  música— profundidade artística que é uma homenagem melhor que uma reinterpretação nota por nota. Está capacidade para revolver terreno fértil e com, teoricamente, reduzidos limites de tempo médio  bop (baladas e canções arriscadas são evitadas) é que fez a inocência de Walton e , subsequentemente, o contínuo prazer de Hazeltine.

Outra virtude que os dois pianistas têm em comum é o desejo de tocar e arranjar, por assim dizer, de forma a realçar a banda inteira. A seção rítmica deste trio  é composta pelo baterista  Joe Farnsworth, que partilhando o palco e estúdio com Hazeltine em inumeráveis ocasiões , e David Williams, que foi o baixista preferido de Walton por aproximadamente 30 anos e um frequente integrante do grupo de Hazeltine. A experiência e  habilidade possibilita-lhes combinações sem emendas, mesmo quando atuando com lógica imprevisível de quebra-cabeça  complicado, Chame-o modelo complementar mutante.

A faixa final é “Over the Rainbow”, a peça solo favorita de Walton. A versão solo de Hazeltine é vigorosa para a ocasião, e poderia, corretamente, colocar-se como  um elogio fúnebre dos fãs mais estimados de Walton.

   Faixas

 1 Simple Pleasure    
 2 Martha's Prize    
 3 Clockwise    
 4 Dear Ruth    
 5 Turquoise Twice    
 6 Holy Land    
 7 Cedar's Blues    
 8 Fiesta Espanol    
 9 Hindsight    
 10 Over the Rainbow 


Fonte : Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: