playlist Music

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

MARCUS ROBERTS AND THE MODERN JAZZ GENERATION – ROMANCE, SWING AND THE BLUES (J-Master)

Marcus Roberts foi pródigo com seu último lançamento. Financiando o projeto com uma campanha  Kickstarter , o pianista-compositor manteve seu trio fiel com o baixista Rodney Jordan e o baterista Jason Marsalis, recorreu ao saxofonista tenor Stephen Riley, um companheiro próximo, então expandiu seu grupo por três, trazendo mais oito instrumentistas de sopro para exercitar suas ideias. O projeto, explodindo com grandiosidade que caracterizava as clássicas big bands, retorna a várias décadas—o espectro de Ellington emerge com frequência—mas Roberts, com nenhuma ironia à vista, chama sua nova banda de Modern Jazz Generation.

 “Romance, Swing and the Blues”, construído, inicialmente, em torno de uma suíte encomendada pela  Jazz at Lincoln Center em 1993, estende-se por dois CDs.  Tudo foi escrito, produzido  e arranjado inteiramente por  Roberts, e os solos, salvo os do próprio  Roberts, são fornecidos conservadoramente, exibindo as tomadas individuais para assentar a inteireza do trabalho.
Não há nenhum senso de pompa ou  vaidade. Roberts está cuidadoso para deixar bastante ar e espaço para estas canções  respirarem. Para começo, em “The Mystery of Romance”, ele  imprime um balanço, rapidamente repartindo com o principal tema ao piano, então entregando-o à bateria de instrumentos de sopro. A peça troca o tempo frequentemente e com grande fanfarra  e , então, Roberts faz seu retorno— pegando fogo — à  banda que já empurrou os pés para o chão.

Quando um solista emerge, não há acanhamento: O trombone de Ron Westray destaca-se  em  “It’s a Beautiful Night to Celebrate” , é econômico , mas irascível e providencia uma direção suave para  guia das feéricas saraivadas de Roberts . “Being Attacked by the Blues”, a abertura de 13 minutos do segundo disco, é construída sobre o baixo de Jordan. Ele primeiro sola sinuosamente, então de forma sólida conduz o resto do grupo.

Isto é romance e blues. Quanto ao swing, nunca foi tão longe. Roberts deve ter ido para uma declaração superdimensionada neste trabalho, mas ninguém o alertou que ele poderia não fazer brincadeira realizando-o.

        Faixas (CD 1)

 1. The Mystery of Romance
 2. A Festive Day
 3. Evening Caress
 4. It's a Beautiful Night to Celebrate
 5. Oh, No! How Could You?
 6. The Intensity of Change

      Faixas (CD 2)

 1. Being Attacked by the Blues
 2. Reminiscence
 3. Period of Denial
 4. In Transition
 5. Reaching for the Stars
 6. Tomorrow's Promises (Recapitulation)

Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)


Nenhum comentário: