playlist Music

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

RED GARLAND TRIO - SWINGIN' ON THE KORNER: LIVE AT KEYSTONE KORNER (Elemental)

Quando se discute sobre grandes pianistas de jazz, Red Garland usualmente é mencionado ao final da conversa, se tanto. A despeito da sua centralidade no primeiro grande quinteto de Miles Davis, seu trabalho com John Coltrane e seu sucesso como líder, a estrela de Garland tem perdido brilho desde sua morte em 1984. “Swingin’ on the Korner”, um CD duplo ou LP triplo com gravações, de 1977,  não lançadas anteriormente no Keystone Korner em San Francisco, sustenta que Garland merece um local mais destacado no panteão.

Garland está reunido ao baixista Leroy Vinnegar e o companheiro de seção rítmica de Davis, Philly Joe Jones, na bateria. O trabalho marcou a única vez que estes músicos compuseram o trio de Garland, e eles estão em ótima forma e realizam um programa de standards  do pop e do jazz. Garland combina o ressoar de blocos de acordes de Erroll Garner com momentos de caprichos de notas simples em “I Wish I Knew” e seu sentimento por espaços melódicos fornece uma dor melancólica à obscura balada “If I’m Lucky”. O tambor de Jones bombardeia e o silvo dos pratos cutuca ao lado da suingante tomada de Garland em “Bags’ Groove” e  “Dear Old Stockholm”, que  compendia a habilidade do baterista para solos que trovejam enquanto nunca perde a batida. Vinnegar prova a si mesmo ser um mestre no estilo  passeador em  “The Best Things in Life Are Free” e ele dá em “On Green Dolphin Street” um suporte robusto , enquanto Garland obtém fogo de uma das melodias mais sedutoras do  jazz.

A música reunida aqui ignora a passagem para a derrocada no jazz desde os dias de Garland com Davis. Se conhecido que estas gravações ocorreram em  1957 em vez de 20 anos mais tarde , alguém não bateria a pestana. Porém,  quando músicos com esta apreciável habilidade e sincronia harmônica maneja mesmo os mais familiares standards, a magia pode tomar lugar e “Swingin’ on the Korner” é profundamente prazeroso como é vital a restauração deste legado de Garland.

Faixas: CD1: Love for Sale; I Wish I Knew; It’s Impossible; Billy Boy; Dear Old Stockholm; If, I’m Lucky; Blues in Bebop; On Green Dolphin Street. CD2: Straight, No Chaser; On a Clear Day; The Christmas Song; The Best Things in Life are Free; Never Let Me Go; Autumn Leaves; Bag’s Groove; It’s All Right with Me/The Theme.


Fonte : Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: