playlist Music

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

DELFAYO MARSALIS – THE LAST SOUTHERN GENTLEMAN (Troubadour Jass)

Uma Iinha fina separa a antiga escola de um velho chapéu, e “The Last Southern Gentlemen” de Delfeayo Marsalis  baila nesta linha do começo ao fim. O álbum está  estilizado como uma regressão ao passado, seu espírito lânguido e programa de joias antigas significam invocar espíritos , como o trombonista explica em suas notas do disco, uma era “quando homens eram cavalheiros”. Infelizmente, o resultado, a despeito  de alguns momentos de inspiração , tem um sentimento antiquado que permite só uma audição superficial.

A capacidade de tocar um instrumento não é um fim, com todos os membros do quarteto contribuindo para o sólido trabalho. A entonação redonda de Marsalis exsuda  emoção melancólica em “Nancy (With the Laughing Face)” e seus efeitos na  surdina concede à tomada da banda de um tema de Sesame Street , uma vacilante brincadeira. O baixista John Clayton tece frases pensativas em  “I’m Confessin’” e o baterista Marvin “Smitty” Smith expande os bongôs para dar a “But Beautiful” uma essência tingida de latinidade. As harmonias em tom menor do pianista Ellis Marsalis emprestam tensão à composição de Delfeayo, “The Secret Love Affair”, e quando  o trombonista  expõe-se em “If I Were a Bell” , o mais velho dos  Marsalis cresce para a ocasião com um rápido passo na melodia de Frank Loesser.

Porém, bastante intencionado está Marsalis em homenagear seus antepassados em que qualquer senso de invenção ou idiossincracia é suprimida. Com centenas de versões dessas canções em circulação, nenhuma das interpretações de  “ The Last Southern Gentlemen” estabelece um convincente argumento para a necessidade delas, um problema exacerbado pelo fato de que muitas faixas duram ao menos um minuto a mais do que tais padrões de leitura necessitam. “Speak Low”, por exemplo, oferece ritmos vigorosos de Smith e um solo vivaz de Ellis, mas aproximadamente oito minutos de duração testa a paciência do ouvinte.

Os Marsalis têm, às vezes, sido menosprezados por serem paladinos da tradição às expensas do desenvolvimento. Enquanto estes críticos têm, frequentemente, empurrado bafejos de  uvas rançosas, o argumento faz água desta vez.

                Faixas

1 The Secret Love Affair 5:37
2 Autumn Leaves 6:01
3 She's Funny That Way 3:11
4 Can You Tell Me How to Get to Sesame Street 5:44
5 I'm Confessin' (That I Love You) 5:34
6 But Beautiful 6:59
7 Speak Low 7:45
8 Nancy (with the Laughing Face) 5:52
9 The Man with 2 Left Feet 4:20
10 That Old Feeling 5:17
11My Romance 3:46
12 If I Were a Bell 4:48
13 I Cover the Waterfront 5:32

Fonte : Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: