playlist Music

sábado, 5 de setembro de 2015

MODERN JAZZ QUARTET – LOST TAPES : GERMANY 1956-1958 (JazzHausMusik)

O selo alemão Jazzhaus  reivindica  estar sentado na  “possivelmente mais abrangente reserva de gravações de jazz não divulgadas do mundo: mais de 3.000 horas de duração”. Em 2012, eles começaram a mostrar seus tesouros. Eles têm agora 13 títulos em sua contagem. Até aqui, a música do Jazzhaus tem tido o mérito do resgate.

“ Germany 1956-1958” é o recente  MJQ: 11 faixas em estúdio de 1956 e 1958 e duas faixas do concerto de 1957. É um toque de como, só em poucos anos da história dos 40 anos, o MJQ tinha plenamente alcançado sua identidade. Eles foram o primeiro grupo de “jazz de câmara”. A arquitetura de John Lewis, um estilo clássico minimalístico era o improvável, perfeito complemento para  a suntuosidade de Milt Jackson e elevado espírito. Atrás deles, Percy Heath e Connie Kay cuidadosos, leves como felinos na selva.

“God Rest Ye Merry, Gentlemen”  é uma cuidadosa construção de princípios , chamadas e respostas que em outras mãos deveriam soar meramente engenhoso. Porém Jackson pode transformar uma canção em algo sensual. “Willow Weep for Me” contém sua assinatura nos solos: excessivo, acrobático, apaixonado. Lewis complementa-o  meticulosamente. Talvez a razão para o MJQ ter durado 40 anos é que você nunca cansa da sua elegância e clareza de estilo. Você gostaria que ele tocasse cada canção que você já gostou. “You Go to My Head” é um exato balanço de graça e fervor. A intensa “I’ll Remember April” mostra como estes quatro cavalheiros e vestidos com smoking podem suingar e animar.

A fraqueza do Jazzhaus é a documentação inadequada. Há dois grandes grupos em três faixas, o Harald Banter Ensemble e a Orchester Kurt Edelhagen. A última cria uma “Django” em esteróide , com os metais bramindo e instrumentos de palhetas. Quem são eles? Qual a história deles? Com música anteriormente não lançada há meio século, deve haver uma estória por trás. Jazzhaus é relutante ou incapaz de contá-la e faz seus produtos valerem menos.

         Faixas

 1 Ralph's New Blues (Milt Jackson) 4:38
 2 God Rest Ye Merry, Gentlemen (Tradicional) 5:03
3 Willow Weep for Me (Ann Ronell) 4:07
4 I'll Remember April (Gene DePaul) 4:12
5 Midsömmer (John Lewis) participação Harald Banter Ensemble 8:22
6 Bluesology (Milt Jackson) participação  Kurt Edelhagen Orchestra 5:53
7 Django (John Lewis) participação  Kurt Edelhagen Orchestra 7:03
8 Sun Dance (John Lewis) 4:11
9 Cortège (John Lewis) 8:08
10 You Go to My Head (J. Fred Coots) 5:14
11 I Can't Get Started (Vernon Duke) 3:03
12 Tenderly (Walter Gross) 3:07
13 J.B. Blues (John Lewis) 5:11

Fonte : Thomas Conrad (JazzTimes)


Nenhum comentário: