playlist Music

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

RON MILES – CIRCUIT RIDER (Enja Yellowbird)

O guitarrista Bill Frisell é o mais notável, se não o iniciador, praticante do jazz cultural dos Estados Unidos. Porém,  o ambiente invocado por esse subgênero torna-se mais divertido quando Frisell movimenta-se ao lado do seu antigo amigo e grupo do cornetista-trompetista Ron Miles. “Circuit Rider” continua a linhagem do disco deles em dueto, “Heaven”, de 2002, e “Quiver” uma década depois, que inaugurou o corrente trio deles com a adição de Brian Blade na bateria. Todos os três álbuns apresentam  canções que são  tão firmes, mundanas e  simples como tomates tradicionais.

Talvez sejam suas raízes compartilhadas do Colorado, mas Miles e Frisell exsudam um senso de comunidade paroquial, frequente pelo timbre diverso de seus instrumentos  em uma intensa sensibilidade ainda que dentro de uma forma dinâmica. Há uma soberba pompa para a interação deles em “Comma”  que, todavia, sente-se tão inocente quanto uma praça de uma cidade em uma tarde de feriado. Eles impregnam “Jive Five Floor Four” de Charles Mingus com  um descuidado sentimento de benevolência próximo de um bastão de palhaço. “Dancing Close and Slow” é o mais novo tributo afetuoso para as melódicas baladas country-blues  do tempo passado.  

Porém, a maturação do trio neste lançamento é, talvez, devida mais à intensa influência de Blade. Com sua Fellowship Band e seu projeto Mama Rosa  de2009, o baterista-compositor tem demonstrado sua longa afinidade pela distinta abordagem de Miles e Frisell sobre o jazz cultural dos Estados Unidos. Porém, a familiaridade que respinga durante as sessões de “Quiver” tem sucesso com  assentada  colaboração nos trabalhos aqui. Seja da sua posição no segundo plano— as ricas texturas em sua percussão em “Comma” , a significância animada que ele sutilmente adiciona à incomumente arrojada   faixa título de Miles—ou seu papel mais central e propulsivo em “The Flesh Is Weak” e outa reinterpretação de Mingus , “Reincarnation of a Lovebird”,  Blade crescentemente  percebe ser insubstituível.

     Faixas

1 Comma (Ron Miles) 9:07
2 Jive Five Floor Four (Charles Mingus) 6:55
3 The Flesh is Weak (Ron Miles) 5:00
4 Dancing Close and Slow (Ron Miles) 8:50
5 Circuit Rider (Ron Miles) 4:55
6 Reincarnation of a Lovebird (Charles Mingus) 7:07
7 Angelina (Ron Miles) 5:04
8 Two Kinds of Blues (Jimmy Giuffre) 9:41

Fonte : Britt Robson (JazzTimes)


Nenhum comentário: