playlist Music

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SUSANNA STIVALI – CARO CHICO (Biscoito Fino )

Revelado na era efervescente dos festivais, após a bossa nova, Chico Buarque foi alvejado por radicais como tradicionalista . Sua obra seria um retrocesso em relação ao movimento de vanguarda da antecedente. Meio século depois, a cantora italiana Susanna Stivali, em Caro Chico , promove uma acendrada jam session  com composições do autor vertidas para o italiano , incluídas algumas do início de sua carreira . Como a inaugural Tem mais Samba (C´é Più Samba), rebordada por scats vertiginosos e intensa modulação rítmica. O próprio Chico, exilado na Itália durante o recrudescimento da ditadura, divide com a solista outra dos primórdios, a plácida Morena dos Olhos d´Água (Morena dagli Occhi d´Acqua).

Aluna do notório Berklee College, de Boston, formada em piano e canto clássico, assídua de festivais de jazz, de Umbria ao teatro Sistina, Susanna toma inéditas liberdades com os temas de seu homenageado. Como nos melismas e atonalidades injetados na retrofitada Construção, improvisos vocais percussivos adicionados ao Samba do Grande Amor e um alongamento de notas mediadas pelo baixo elétrico, em O Que Será. A cantora também selecionou composições de Chico e parceiros, como a incandescente salsa Tanta Saudade (com Djavan), que singra ladeada pelo compositor carioca Cícero, e a A Noiva da Cidade, da qual participa o coautor Francis Hime, ao piano e vocal. Acompanhada, em quase todas as faixas, por trios formados por músicos brasileiros ou italianos, Susanna encara os píncaros da escarpada Beatriz, música de Edu Lobo, escoltada apenas pela harpa de Suzana Braga. E o cello de Jacques Morelenbaum imprime um valseado sombrio a Lei Era Lei (Renata Maria), parceria de Chico com Ivan Lins, final inesperado do périplo pela caligrafia multiforme de um criador atemporal.

Faixas:

01. Morena dagli occhi d'acqua (Título original: Morena dos olhos d'água)Autoria: Chico Buarque (Versão Italiana: Susanna Stivali e Max de Tomassi)
02. Valsinha Autoria: Vinicius de Moraes / Chico Buarque
03. Samba del grande amore (Título original: Samba do grande amor)Autoria: Chico Buarque (Versão italiana: Sergio Bardotti)
04. BeatrizAutoria: Edu Lobo / Chico Buarque (Versão italiana: Max De Tomassi)
05. Oh che sarà (Título original: O que será) Autoria: Chico Buarque (Versão italiana: Ivano Fossati)
06. Tanta saudade Autoria: Djavan / Chico Buarque (Versão italiana: Max De Tomassi)
07. La costruzione (Título original: Construção) Autoria: Chico Buarque (Versão italiana: Sergio Bardotti e Enzo Jannacci)
08. La francese (Título original: Joana Francesa) Autoria: Chico Buarque (Versão italiana: Vinicio Capossela)
09. C'é più samba (Título original: Tem mais samba) Autoria: Chico Buarque (Versão italiana: Bruno Lauzi)
10. La fidanzata di tutta la città (Título original: A noiva da cidade)Autoria: Francis Hime / Chico Buarque (Versão italiana: Max De Tomassi)
11. Samba e amore (Título original: Samba e amor) Autoria: Chico Buarque (Versão italiana: Sergio Bardotti)
12. Renata Maria Autoria: Ivan Lins / Chico Buarque (Versão italiana: Max De Tomassi)

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:



Fonte : Tárik de Souza (CartaCapital)

Nenhum comentário: