playlist Music

domingo, 4 de outubro de 2015

BEN WOLFE – THE WHISPERER (2015)

 Você pode sempre aferir uma gravação de um baixista líder pelos instrumentistas que ele atrai para sua banda ou para o estúdio. Prova desta premissa é o ultimo álbum de Ben Wolfe, “ The Whisperer”. Assim como Charles Mingus tinha seu Jaki Byard , Booker Ervin e Dannie Richmond, e Dave Holland seu Craig Taborn, Kevin Eubanks e Eric Harland , Wolfe também é um ímã para talentos. Suas gravações passadas apresentaram Ned Goold e Joe Magnarelli  em “Murray's Cadillac (Amosaya Music, 2000)”, Branford Marsalis e Terell Stafford  em “ No Strangers Here (MaxJazz, 2008)”. Seu álbum anterior, “From Here I See (MaxJazz, 2013)” ,contou com o pianista Orrin Evans , o baterista  Donald Edwards  e o saxofonista  JD Allen . Com o excepcional Stacy Dillard substituindo Allan, a mesma formação retorna aqui. Cada parceiro de Wolfe são, eles mesmos, reconhecidos líderes de bandas e cada um tem lançado, recentemente, música digna de nota.

O quarteto de Wolfe brilha navegando nas doze faixas dispostas aqui, que incluem onze composições inéditas do baixista, e  "All The Things You Are"  de Jerome Kern, um standard  do jazz.Wolfe privilegia as baladas, e o saxofone de Dillard suporta todo o trabalho. Ele exibe o mais suave toque em "Hat In Hand" com um soprano sedutor, tomada que é ecoada pelo piano de Orrin Evan. "Love Is Near" transporta uma mensagem sensual através do tenor de Dillard, o pouco do trabalho de pintor de Edwards, e um  reservado piano e baixo. Se a abordagem deles fosse menos que honesta, o espírito  melancólico de "If Only" não funcionaria. Isto claramente é feito. Wolfe é um paciente contador de estórias.

Quando a banda aumenta o fogo em faixas como "Chronos", complexa e suingante e a diabolicamente agitada faixa título, a coesão do quarteto é evidente. Mesmo para  "S.T.F.U." , onde o trompetista  Josh Evans junta-se ao  quarteto. O entusiasmo controlado deles evoca uma visão de instrumentistas em ternos da Brooks Brothers , gravatas agora apropriadamente neglicenciadas.

Faixas: Heroist; Hat In Hand; Community; Love Is Near; S.T.F.U.; Camelot’s Lean; Chronos; All The Things You Are; The Whisperer; Becoming Brothers; The Balcony; If Only.
Músicos: Ben Wolfe: baixo; Orrin Evans: piano; Donald Edwards: bateria; Stacy Dillard: saxofones soprano e tenor; Josh Evans: trompete (faixa 5).

Gravadora: Posi-Tone Records


Fonte :  MARK CORROTO (AllAboutJazz) 

Nenhum comentário: