playlist Music

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

BUENA VISTA SOCIAL CLUB – LOST AND FOUND (Nonesuch Records)

Quando o guitarrista e produtor norte-americano Ry Cooder viajou para Cuba no meado dos anos 90, ele ainda não estava seguro do projeto de reunir  vários músicos locais para uma gravação em grupo. Circunstâncias o conduziram , para este caso,  à criação coletiva doravante conhecida como Buena Vista Social Club, e o resto da estória  é agora bem conhecida: um documentário de sucesso e uma grande quantidade de álbuns vendidos , excursões pelo mundo e o reconhecimento internacional para músicos individuais (alguns agora falecidos)  , bem como um amplo reconhecimento para esta vibrante marca da música latina tradicional.

“Lost and Found” coleta miscelâneas não lançadas anteriormente e subsequentes detalhes, em estúdio e ao vivo. Todos os participantes agora são familiares—Ibrahim Ferrer, Rubén González, Compay Segundo, Omara Portuondo dentre outros —e  são efetivamente  representados em vários cenários,  embora a sensação inicial da descoberta seja longa desde o passado, a música permanece sedutora e dinâmica  como ocorreu naquela primeira vez.

Entre as sobras das sessões originais do Egrem Studios de  1996, “Macusa” escrita por  Segundo e apresentando o autor e Eliades Ochoa com duas guitarras e completa harmonia vocal, é particularmente  uma deslumbrante fatia do son. Intrinsicamente rítmica, suas camadas percussivas misturadas ao mesmo nível como uma em série, cerra à frente resoluta e alegremente. “Guajira en F” , uma salsa originada de um álbum solo não terminado do trombonista  Jesus “Aguaje” Ramos, ferve prontamente até Miguelito Valdés irromper com seu solo de trompete , noticiando ao resto da turma dos metais que é tempo de vaguear solto. A liderança vocal de Portuondo, em “Tiene Sabor” e “Lágrimas Negra” serve como lembrança de que ela é uma dos maiores presentes da ilha para o mundo.

A entrada menos eloquente do álbum é a mais recompensadora, entretanto: “Como Siento Yo”  com o falecido Rubén González só ao piano, meditativo, galhofeiro, refinado e etéreo , transcendendo a linguagem e algo mais que possa criar barreiras.

      Faixas

1 Bruca Manigua 5:18
2 Macusa 4:07
 3 Tiene Sabor 3:21
4 Bodas De Oro 4:43
5 Black Chicken 37 3:37
6 Habanera 2:24 2:24
7 Como Fue 4:01
8 Guajira En F 4:25
9 Quiéreme Mucho 1:32
10 Pedacito De Papel 2:41
11 Mami Me Gustó 5:17
12 Lágrimas Negras 4:09
13 Como Siento Yo 2:01
14 Ruben Sings! 0:50

Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)


Nenhum comentário: