playlist Music

terça-feira, 13 de outubro de 2015

DON CHERRY – LIVE IN STOCKHOLM (Caprice Records)

Seria poucos anos depois que Don Cherry iniciaria, sinceramente,  as performances da sua versão de world music, mas elementos da visão do trompetista pode ser ouvida nestas gravações ao vivo, a maioria delas de 1968. Este álbum marca seu primeiro lançamento oficial, após tê-lo arquivado em favor da mais eclética Organic Music Society.

Cherry tinha se mudado para a Suécia poucos anos antes e iniciou performances com um grupo que incluía o trompetista turco  Maffy Falay e os saxofonistas Bernt Rosengren e Tommy Koverhult. Como seus álbuns e pelas performances subsequentes do seu  quinteto em  Copenhague (lançados em ESP-Disk), o trompetista  ainda  favorece contínuas apresentações que misturam composições e improvisação em suítes que duram entre 20 e 25 minutos.” Live in Stockholm” apresenta duas extensas faixas gravadas no  ABF House em Estocolmo  (que podemos traduzir para Associação dos Trabalhadores em Educação), onde a livre improvisação tem uma audiência receptiva. As seis peças do grupo manobram seu caminho através de uma série de temas que incluem ao menos uma de Ornette Coleman e melodias turcas, cortesia de Falay. “ABF Suite Part 1” é a mais ajustada das duas performances, só apenas porque “Part 2” inclui uma longa seção na qual um movimento ondular de flautas pranteia levemente fora do microfone. Entretanto, a inspiração nunca  declina.

“Another Dome Session” é mais exótica, mas errante. Gravada em 1971 em uma instalação fora de Estocolmo, o Museu de Arte Moderna, mais de 28 minutos da faixa encontra Cherry ao piano, cantando sempre melodias com notas simples e repetindo uma frase musical atrás de linhas frequentes da flauta. Soando mais como uma casual jam session (ou cilindro giratório , inicialmente), ela finalmente adiciona energia e aponta em direção ao futuro de Cherry.

Faixas: ABF Suite, Part 1; ABF Suite, Part 2; Another Dome Session.

Músicos: Don Cherry: pocket trumpet, flautas, piano, percussão, vocal; Maffy Falay: trompete, flautas, percussão; Bernt Rosengren: tenor, flautas, percussão (faixas 1 & 2); Tommy Koverhult: saxofone  tenor, flautas, percussão (faixas 1 & 2), flauta (faixa 3); Torbjörn Hultcrantz: baixo (faixas 1 & 2); Leif Wennerström: bateria (faixas 1 & 2); Rolf Olsson (provavelmente): baixo(faixa 3); Okay Temiz: bateria (faixa 3); Crianças e amigos visitantes (faixa 3).


Fonte : Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: