playlist Music

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

JOE LOVANO & DAVE DOUGLAS SOUND PRINTS – LIVE AT MONTEREY JAZZ FESTIVAL (Blue Note Records)

Os colíderes  de Sound Prints, o saxofonista Joe Lovano e o trompetista Dave Douglas, voam sozinhos no álbum de estreia da banda, “Live at Monterey Jazz Festival”. Porém, o real alimento da gravação e da banda, é a interação deles: harmonia,  contraponto, chamada e resposta. Não é o que alguém pode esperar de um projeto inspirado por Wayne Shorter. Porém,  Sound Prints é menos sobre o estilo individual de Shorter do que sobre audácia e inovação e , nestas frentes , “Live”  triunfa.

O arrojo de  Shorter pode ser escutado na pouco extensa “Weatherman” , cuja melodia escassamente alcança metade do tempo da faixa. Nos restantes  40 segundos , Lovano e Douglas— juntos com o pianista Lawrence Fields, a baixista Linda Oh e o baterista Joey Baron—saciam-se com a desconstrução e abstração que eles  possivelmente podem e lentamente  aglutinam-se outra vez na funkeada “Power Ranger”. Na (a mais longa) posterior tomada, os instrumentos de sopro  arrancam todas as paradas : Eles duelam na linha de frente ; Douglas vagueia e expectora, quase liricamente; Lovano emite seu som  vigoroso ao redor e ambos retornam à ponta  para mais um enérgico contraponto (Oh e Baron adicionam fogo com fervor, solo bem-vindo e um colapso percussivo melódico) .

Dito isto, a banda agarra-se musicalmente a Shorter: Duas das músicas, “Destination Unknown” e “To Sail Beyond the Sunset” são composições novas de Shorter. “Sail” é a melhor do álbum, construída em torno de um som agudo e estridente originário de Douglas que compreende repetidas variações dele e de Lovano, juntos e separadamente, mais um excelente, astutamente complexo solo de Fields. Shorter serpenteia nas principais canções, também. “Sprints” de Douglas relembra não só a estrutura de acordes e o quinteto de Miles Davis para o arranjo de “Footprints”. O trompetista, também, cita aquele standard  e “Orbits” em seu solo. Em todos os casos, entretanto, a banda realiza as ideias de Shorter como se fossem deles, adicionam suas ideias consideráveis no topo, e o fazem com bom gosto.

     Faixas

1 Sound Prints ( Joe Lovano) 4:38
2 Sprints (Dave Douglas) 13:56
3 Destination Unknown (Wayne Shorter ) 8:30
4 To Sail Beyond The Sunset ( Wayne Shorter ) 10:24
5 Weatherman (Joe Lovano) 1:33
6 Power Ranger (Dave Douglas) 12:45

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: