playlist Music

sábado, 14 de novembro de 2015

DAN WEISS – FOURTEEN (Pi Recordings)

Uma mistura de jazz e estilos étnicos como acompanhante para um amplo leque de artistas, tais como Miguel Zenón, Rez Abbasi e Joel Harrison, o baterista Dan Weiss acelera os passos aqui como líder do seu mais ambicioso trabalho: sete partes de um trabalho composto por 14 peças. Um regalo de jazz e sons de música nova, “Fourteen”, seu quarto álbum como líder , não conecta estilos tanto quanto um astuto movimento rápido que une cada um , resultando em um trabalho que é continuamente tão surpreendente quanto satisfatório.

O sublime vocal sem palavras da maravilhosa recém-chegada Lana Cencic (uma nativa da  Croácia), Judith Berkson e Maria Neckam repentinamente abre caminho para erupção do saxofone tenor , cortesia de Ohad Talmor. O coro murmurante dos trombonistas Jacob Garchik e Ben Gerstein e do saxofonista alto David Binney assenta o palco para a animada guitarra elétrica de Miles Okazaki. Há passagens líricas do pianista Jacob Sacks e efeitos de carrilhão e órgão de um segundo tecladista, Matt Mitchell. Às vezes os instrumentos parecem imitar as vozes, que introduzem a música através de uma ampla janela aberta em um dia de primavera.

Com uma banda incluindo o baixista Thomas Morgan e a harpista Katie Andrews, Weiss tem todas as coisas que ele necessita para criar uma tapeçaria de beleza e premência. Como sempre, seu toque na bateria é intenso com possibilidades: rítmicas, textural, tonal. “Fourteen” é  instruído sem emendas pelos ciclos da batida hindu da qual ele é um jovem mestre , tendo estudado com o grande tablista Pandit Samir Chatterjee. Ao final, as notas malancólicas de Sacks conduzem este trabalho de 38 minutos para um conclusão  sonhadora , suavemente estimulada pelas entonações mundanas e cordas hindus. Você deve querer manter  a trilha.

Faixas: Part One; Part Two; Part Three; Part Four; Part Five; Part Six; Part Seven.

Músicos: Dan Weiss: bateria, recitação; Jacob Sacks: piano; Matt Mitchell: carrilhão, piano, órgão; Thomas Morgan: baixo acústico; Miles Okazaki: guitarra elétrica, guitarra clássica; David Binney: saxofone  alto; Ohad Talmor: saxofone  tenor; Jacob Garchik: trombone, tuba; Ben Gerstein: trombone; Lana Cencic: voz; Judith Berkson: voz. Maria Neckam: voz; Katie Andrews: Harpa Stephen Cellucci: Percussão

Fonte : Lloyd Sachs (JazzTimes)


Nenhum comentário: