playlist Music

domingo, 29 de novembro de 2015

ITHAMARA KOORAX – ALL AROUND THE WORLD

“All Around the World” representa diversos marcos para a agitadora vocalista brasileira Ithamara Koorax: Marca seu 20° lançamento como líder, celebra o 25° ano de sua carreira e como no seu primeiro lançamento oficial (Ithamara Koorax Live in Rio [1993, JVC]), “All Around the World” vem digitalmente direto das caixas de som sem duplicações ou outras correções de estúdio.

De forma relevante, “All Around the World” verdadeiramente corporifica o estado global do  jazz  moderno. A banda de Koorax apresenta muitos colaboradores do Brasil, incluindo o tecladista Mario Castro-Neves e o lendário percussionista Dom Um Romão, e seu programa exibe famosos compositores brasileiros como Antônio Carlos Jobim ("Água de Beber") e Marcos Valle ("Black is Beautiful"). Porém, sua banda também inclui músicos da Ásia (o baixista japonês Mitsuru K. Natsuka) e da Europa (o multi-instrumentista inglês Mark Peterson e a tecladista alemã  Ursula Lauren), e o repertório inclui, também, compositores norte-americanos indo de Richard Rodgers a Herbie Hancock e Jimi Hendrix.

Koorax e companhia voam diretamente para dentro de "Brazilian Birds/My Favorite Things" com ritmo  galopante  do qual sua voz esculpe as palavras  "bites" e "stings" com cortantes e fortes gumes. Então eles vão para o profundo final de "Água de Beber" com um inventivo arranjo de hip-hop que reduz sua fluência em uma forma dramática e melancólica, em uma forma próxima do teatral ; Koorax retalha o segundo verso com um grito agonizante para revigorar a água, e sufoca seu vocalise final com se sua garganta crestada tenha começado a  apertar e fechar a partir do inexorável calor do deserto.

A luxuriante voz de Koorax na melodia de "Butterfly" (escrita por Hancock e Bennie Maupin para a exibição do sax soprano de Maupin no seminal Thrust [1974, Columbia]) do The Headhunters, arranjada para possibilitar toda a doçura e brilho de sua voz para ascensão e  flutuação, então ecoa e arrasta a linha do baixo como um  esperançoso amante. "Black Is Beautiful" é outra vitrine para o poder da sua voz parar o show e você pode facilmente ouvir Patti Labelle cantar a canção, deste modo, neste arranjo.

Seu tradicional encerramento, "Mas Que Nada/A Carrocinha Pegou", salta no hip-hop, ritmos caribenho e brasileiros movem-se rapidamente através de arranhaduras no prato de toca disco e círculos vocais. Koorax estira-se com rugidos similares a um animal e guinchos,  choros e silvos, fazendo bater os pés apenas com percussão em uma incrível  exibição de um voo vocal livre improvisado.

Koorax dedicou “All Around the World” a dois tecladistas e dois percussionistas com quem ela, frequentemente, tem atuado e gravado, inclusive recentemente: os percussionistas Gaudencio Thiago de Mello e Jadir de Castro e os tecladistas Rodgers Grant e Jose Roberto Bertrami, que fundou a fusão brasileira do superpoderoso Azymuth e que atuou com a cantora por mais de duas décadas.

Faixas: Brazilian Birds/My Favorite Things; Água de Beber (Water to Drink); Primavera; Butterfly; Human Nature; Black Is Beautiful; Cala Boca Menino; Brazilian Rhyme/What's Going On; Ela é Carioca (She's a Carioca); A Rã (The Frog); Up From the Skies; Mas Que Nada/A Carrocinha Pegou.

Músicos: Jay Berliner: guitarra; José Roberto Bertrami: teclados; Mario Castro-Neves: teclados; Jadir de Castro: congas, percussão; Gaudencio Thiago De Mello: percussão; Eloir De Moares: congas, percussão; Arnaldo DeSouteiro: percussão, produtor; Rodgers Grant: teclados; Manuel Gusmão: baixo; Mario Jansen: teclados; Ithamara Koorax: vocal, percussão; Ursula Lauren: teclados; Cesar Machado: bateria; Hugh McCracken: guitarra; Mitsuru K. Natsuka: baixo; João Palma: bateria, percussão; Mark Peterson: guitarra, teclados; Dom Um Romão: bateria, percussão; Ênio Santos: baixo.

Gravadora: Jazz Vision Records


Fonte: CHRIS M. SLAWECKI (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: