playlist Music

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

STEVE GADD BAND - 70 STRONG (BFM)

Cada audição, aproximadamente, envolve  expectativas baseadas no cenário, instrumentação e nos músicos envolvidos . Quando a ocasião é uma gravação suprema, em estúdio, do baterista Steve Gadd  para celebrar seu 70° aniversário — com o trompetista Walt Fowler, o guitarrista Michael Landau, o tecladista Larry Goldings e o baixista Jimmy Johnson—estas expectativas vêm a ser, compreensivelmente, altas. Talvez, apenas parcialmente, porque  “70 Strong”  vem surpreendentemente unidimensional  considerando o trabalho destes músicos com artistas como Allan Holdsworth, Michael Brecker, Joni Mitchell, Paul Simon, Steely Dan e Frank Zappa.

Não parta daquele caminho.  A abertura “Foam Home”, composta pelo quinteto inteiro, apresenta a impecável  e sensível capacidade artística de Gadd nos tempos médios, um abalador passo de marcha com Johnson que comanda o regresso do Fender Rhodes  , entonações do Wurlitzer  de Goldings e os solos evocativos de Fowler e Landau. A subsequente divertida, com toques de New Orleans, tomada de “Freedom Jazz Dance” de Eddie Harris  apresenta uma segura linha de baixo de Johnson , que Gadd e seus companheiros dançam ao redor. “Written in Stone” de Goldings inicia, então, uma série de composições de membros da banda. A passagem para uma pulsação mais lenta que ocorre aqui , com Goldings no acordeom e Landau providenciando o som metálico à la Bill Frisell, faria algo mais efetivo na sequência se o restante do CD fosse mais diverso.

“Sly Boots” de Goldings, durante a qual Gadd executa um jogo de aparência com o tempo, e a balada dedicação de Fowler, “Duke’s Anthem”, para o ex-companheiro da banda de Zappa, George Duke, são as raras exceções. Se só esta unidade tem exercitado mais ideias reunidas, como em “Foam Home”.  “De Volta Ao Samba”  de Chico Buarque e “Oh, Yeah?”  de Jan Hammer e Fernando Lamas Saunders emprestam  uma quantidade módica de tempero rítmico próximo ao final do  disco, mas o enceramento de Landau, “Blues For...” soa, como seu título, inacabável. Não sendo um compositor, Gadd pode só trabalhar com as ferramentas dadas a ele, e sua festa de aniversário merecia um material mais vigoroso.

           Faixas

1 - Foam Home 5:53
2 - Freedom Jazz Dance 6:26     
3 - Written in Stone 4:52
4 - The Long Way Home 6:54
5 - Sly Boots 6:47            
6 - Duke's Anthem 7:24               
7 - Elegant Squares 6:53
8 – Desu  6:45   
9 - De Volta Ao Samba %:27
10 - Oh, Yeah? 8:39      
11 - Blues For... 7:30

Músicos: Steve Gadd: bateria; Walt Fowler: trompete, flugelhorn; Larry Goldings: teclados, acordeom; Jimmy Johnson: baixo; Michael Landau: guitarra.

Fonte: Bill Meredith (JazzTimes)


Nenhum comentário: