playlist Music

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

CHARLES McPHERSON – THE JOURNEY (Capri Records)

Um esteio da cena do jazz desde o início dos anos 60, quando ele embarcou em um período de 12 anos tocando com Charles Mingus, o saxofonista alto e compositor Charles McPherson põe fogo na tocha do bop, brilhantemente, em  “ The Journey”, seu  24° álbum como líder. Esta coleção de composições inéditas e standards serve um clássico do jazz para pequeno grupo — firme suíngue, inventividade melódica e completamente satisfatório em sua pureza despretensiosa.

Ao longo da gravação, McPherson sopra com vitalidade e flexibilidade rítmica que desmente sua idade (ele fez 76 em Julho). Ele rodopia através de um solo ágil em seu arranjo para “Au Privave”  de Charlie Parker e troca erupções em miniatura de sofisticação harmônica com o saxofonista tenor Keith Oxman na faixa título, uma composição inédita de McPherson. O saxofonista alto também exsuda romantismo em um par de baladas, a composição de Oxman “Elena” com suas arrebatadoramente inesperadas reversões em tom menor, e uma , com perfume de uísque, interpretação do standard “I Should Care”,  uma exibição em duo para McPherson e o pianista Chip Stephens, que evoca o melhor das leituras das baladas de Bird.

Os músicos reunidos a McPherson estão bem com a sensibilidade tradicional do líder. Blocos de acordes harmônicos empoderam o ritmo de Stephens e seu próprio solo em sua composição inédita, “The Decathexis From Youth (For Cole)”. A pegada do baixista Ken Walker é um edifício inabalável, e seu solo em “Manhattan Nocturne” de McPherson tem um som agudo, granulado e muscular. A brilhante delicadeza de Oxman é um contraste perspicaz para o estilo mais assertivo de McPherson e , quando posteriormente, ao lado de Stephens, estabelece a inédita de Oxman,  “Tami’s Tune”, o saxofonista tenor comanda a luz dos refletores com uma brilhante, animada habilidade e hábil propulsão por parte de Walker e as sensíveis interpolações espertamente avaliadas por parte do baterista Todd Reid. “The Journey” encontra o legado  postbop contemporâneo de McPherson em seguras e poderosas mãos.

Faixas: The Decathexis From Youth (For Cole); Elena; Spring Is Here; Manhattan Nocturne; Au Privave; I Should Care; The Journey; Tami's Tune; Bud Like.

Músicos: Charles McPherson: saxofone alto; Keith Oxman: saxofone tenor; Chip Stephens: piano; Ken Walker: baixo; Todd Reid: bateria.


Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: