playlist Music

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

JEFF BALLARD TRIO – TIME´S TALES (OKeh)

É um testamento da habilidade de Jeff Ballard como líder— e este, aos  50 anos, em seu primeiro lançamento oficial nesta aptidão — que o baterista apresenta, em “Time’s Tales”, alguns dos mais inspirados toques dos seus  companheiros, o guitarrista beninense Lionel Loueke e o saxofonista alto porto-riquenho, Miguel Zenón. Ballard entende que deve servir como âncora neste projeto sem baixo, mas não está preocupado em ser ou seus colaboradores impedimento para a configuração. Expectativas? Esqueça-as.  O repertório “Time’s Tales”  e arranjos estão gloriosamente por todo lado. Composições inéditas e explorações  perturbadoras, um standard de  Gershwin e uma peça de Bartók, ritmos latinos e de New Orleans e, a mais assombrosa, “Hangin’ Tree”, uma reinterpretação do Queens of the Stone Age na qual Loueke liberta alguns dos seus demônios nunca antes ouvidos.

Ballard está confortável no formato do trio. Seu trabalho com FLY e  o trio de Brad Mehldau é sempre excepcional. Aqui ele está desfrutando o uso gratificante que muitos bateristas almejam, mas não encontram , ele está muitíssimo bamboleante na superfície ainda que sempre com uma solução de algibeira. Ballard encoraja mesmo o livre fluir de Loueke e Zenón (não que eles necessitem ser encorajados), sabendo que embora distante do que eles deveriam chegar, eles nunca perderão o passo.
 
Assim há uma apropriada frivolidade em “Western Wren (A Bird Call)” creditada aos três, todos  os murmúrios e grande liberdade na abertura improvisada de “Free 1” (47 segundos) e a completa “Free 3” (não há “Free 2”). “Beat Street”, a única composição solo de Ballard, chega próximo a uma exibição de bateria com a tenacidade da Congo Square, mas ele está igualmente satisfeito em suprir com finos tons para “Mivakpola” de Loueke. A proficiência dos três em “Time’s Tales” é, em sua maior parte, preenchida com alegria. Às vezes isto é o bastante.

Faixas: Virgin Forest; Western Wren (A Bird Call); Beat Street; The Man I Love; Free 1; Hangin’ Tree; Dal (A Rhythm Song); El Reparador de Suenos; Mivakpola; Free 3.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)


Nenhum comentário: