playlist Music

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

JOE FIEDLER´S BIG SACKBUT - SACKBUT STOMP (Multiphonics)

Pessoas de todas as idades e convicções não podem abster-se, mas ser fascinado pela  Big Sackbut  na primeira audição. Como lutadores de sumô em ação, este trio de trombone mais tuba imediatamente compele com impressionante mistura de liberalidade, força bruta e surpreendente graça e destreza. O truque é para sustentar  o fascínio além  de vistosos ornamentos , e Joe Fiedler, cujos créditos vão de Cecil Taylor a Sesame Street, é bem ajustado para o maestro atrás da contínua magia.

Fiedler formou a Big Sackbut  com ampla entonação e espírito familiarizado com a variação criativa do World Saxophone Quartet, além de instruído pelo  divertidamente renegado espírito do seu herói no trombone , Ray Anderson. Seus companheiros, os trombonistas, Ryan Keberle e Luis Bonilla, são eles mesmos acompanhantes de primeira classe com discos bem considerados sob seus próprios nomes. Os estilos contrastantes deles — Keberle suave e cerebral, Bonilla mais clássico e inclinado—combinado a entonação estridente de Fiedler e o fraseado, geralmente, tradicional possibilita ao líder uma ampla paleta de humores,  tempos e harmonias para suas composições e arranjos. E, na estreia do grupo epônimo , as linhas hercúleas do baixo agitadas por Marcus Rojas na tuba são cruciais para o empreendimento e torna esta banda muito especial.

“Sackbut Stomp” traz Steven Bernstein em  três  das nove faixas no slide trumpet, e o líder do Sex Mob e muitos outros projetos ajustam-se bem. Fiedler estabelece-se de forma costumeira em uma brincalhona e errante interpretação de “King of the Road” de Roger Miller.  Outros pontos de destaque incluem uma homenagem com entonação sépia  à cidade natal de   Fiedler, “Pittsburgh Morning”, uma belíssima travessura em interpretação contida de “Tin Tin Deo”  de Chano Pozo e uma reinterpretação de  “Eight Page Bible”  de Bennie Wallace, que inicia com pleno espaço para cada trombonista agitar-se e pavonear-se. O teste em que “ Sackbut Stomp”  passa não é aquilo que delicia , mas a preservação dos prazeres.

    Faixas

1. Sackbut Stomp 4:21
2. King of the Road 7:21
3. Eight Page Bible 8:38
4. Tin Tin Deo 6:49
5. Pittsburgh Morning 5:42
6. Feet and Breathe 6:11
7. The Schlep 4:59
8. The Attic 5:58
9. Solo for Quartet 5:48
               
Fonte : Britt Robson (JazzTImes)


Nenhum comentário: