playlist Music

sábado, 19 de dezembro de 2015

KARL DENSON´S TINY UNIVERSE – NEW AMMO (Stoopid)

A boa sorte brota com uma categoria para “New Ammo”, a primeira gravação de Karl Denson’s Tiny Universe  em cinco anos. O burilado octeto lança-se junto nas pegadas balançantes como das jam de bandas , nos espasmos dos habitantes do centro da cidade como  Lounge Lizards e James Chance e os arranjos dos metais e a bateria funkeada de  James Brown. Vinte anos atrás, Denson estava tocando suas composições (e uma música de Dexter Gordon) no saxofone  tenor em um trio com Jack DeJohnette  e Dave Holland. Porém, a maioria do “jazz” neste novo disco vem  diante dos arranjos e transições de gênero . Dançante é a suprema referência.

Denson revisou totalmente seu Tiny Universe  desde a  última gravação do KDTU,” Brother’s Keeper”, em 2009. O núcleo da seção de sopros expandiu-se para mais quatro componentes  para mais vigor e variação orquestral , e a adição do guitarrista DJ Williams e o papel expansivo do tecladista David Veith amplifica a influência do rock. A banda coloca carne e músculos nos ossos  de alguns esqueletos razoavelmente obscuros. “The Duel”  do filme de 1970, “C.C. and Company “ , estrelando Joe Namath e Ann-Margret, é uma  batida forte de chique guitarra surf , órgão esfiapado à la Steppenwolf e sax  vigoroso de Denson. “Hang Me Up to Dry” da banda  indie-pop Cold War Kids, mantem seu ansioso e blueseiro vocal , mas é ,por outro lado,  exagerado dentro de um hino Stonesy  de arena de rock. Outras reinterpretações incluem “Seven Nation Army” do White Stripes com Denson liderando na flauta e uma razoavelmente fiel interpretação de “Sure Shot ” dos Beastie Boys.

As inéditas têm, frequentemente, mais inflexão jazzística. A faixa título comanda e continuamente retorna ao melódico e ritmo original direto do repertório de Joe Zawinul, com o baixista Chris Stillwell pulverizando a mistura com o sabor de Jaco. E os dez minutos de encerramento em “Odysseus” flutua à vista com um suave acid-jazz, fixado dentro de uma pegada de R&B à la Roy Ayers (cortesia do vibrafonista convidado Mike Dillon) e então explode.

          Faixas

1 Grenadiers 3:20
2 Three Trials of Strength 2:30
3 Hang Me Out to Dry 4:58
4 New Ammo 7:07
5 The Duel 5:27
6 My Baby 6:11
7 Seven Nation Army 6:42
8 Apres Ski 2:49
9 Everybody Knows That 3:14
10 Sure Shot 4:01
11 Malgorium 7:27
12 Cheerleader 3:23
13 Odysseus 10:31

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Britt Robson (JazzTimes)



Nenhum comentário: