playlist Music

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CRAIG HANDY - CRAIG HANDY & 2nd LINE SMITH (OKeh)

Craig Handy é um dos melhores saxofonistas acompanhantes no jazz. Ele aguardou até que obteve uma boa razão para realizar sua primeira gravação como líder em 14 anos. A ideia é esta: Junto um grupo com órgão, revisita 10 números do repertório de Jimmy Smith com convidados pesos pesados , sendo  a maioria de New Orleans (2nd LINE  SMITH é a seção rítmica originária de New Orleans
).

Os ingredientes inflamam. A banda de Handy (Kyle Koehler, B-3; Matt Chertkoff, guitarra; Clark Gayton, sousafone) agitam, e os convidados captam a vibração. “On the Sunny Side of the Street” é um jubilante  jazz cantarolado por Dee Dee Bridgewater. A versão de 1965 de Smith para “Got My Mojo Workin’” tinha uma frase musical repetida, impulsionando a seção de sopros, seu próprio vocal e um trabalho monstruoso no órgão. O ambicioso refazer de Handy tem um melhor cantor de blues, Clarence Spady. Para os sopros, ele tem não menos que Wynton Marsalis, profundo na natureza do Big Easy, gritando e exasperando, e o próprio Handy, vibrando freneticamente, balançando a casa.

No rodízio da bateria, Jason Marsalis, Herlin Riley e Ali Jackson, todos de New Orleans, trazem arrebatadoras síncopes em segunda linha. Riley marcha firme, às vezes com uma washboard. Jason Marsalis faz “Organ Grinder’s Swing” estalar com seu passo de marcha.

Porém,  Handy é a alma e a paixão da  2nd Line Smith. Ele passou sua carreira dentro da tradição de Coltrane. Ele agora diz, “O mais antigo eu alcancei, o mais eu relaciono a Stanley Turrentine”. As versões originais de Smith para  “Minor Chant” e “I Almost Lost My Mind”  de Ivory Joe Hunter apresentaram o tenor imerso no blues de Turrentine. As interpretações de Handy são desavergonhadamente expostas ao soul como Turrentine, porém mais afiadas, atualizadas para o novo milênio. Em cada solo, Handy está  entrincheirado no balanço e por esta razão livre para lamuriar, tendo a ocasião da sua vida.

Um segundo volume é esperado. Muitas músicas de Smith necessitam serem revisitadas, como “The Sermon” e “Back at the Chicken Shack”.

      Faixas

1 Minor Chant (Stanley Turrentine) 4:42
2 On the Sunny Side of the Street (Dorothy Fields / Jimmy McHugh) 4:13
3 Organ Grinder's Swing (Eddie DeLange / Will Hudson / Mitchell Parish) 4:56
4 I Almost Lost My Mind (Ivory Joe Hunter) 6:19
5 High Heel Sneakers  5:58
6 Ready 'n' Able (Jimmy Smith) 5:34
7 O.G.D. aka Road Song (Wes Montgomery) 4:28
8 Mojo Workin' (McKinley Morganfield) 6:57
9 Mellow Mood (Jimmy Smith) 4:42
10 I'll Close My Eyes (Buddy Kaye / Billy Reid) 4:47


Fonte : Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: