playlist Music

domingo, 24 de janeiro de 2016

LAGE LUND - IDLEWILD

Os dois discos anteriores do guitarrista Lage Lund como líder para o selo Criss Cross contou com Ben Street no baixo, Bill Stewart na bateria e Aaron Parks no piano para  “Foolhardy” em 2013 e  Edward Simon no piano para “ Unlikely Stories” de 2009. Para o lançamento de 2015, “Idlewild",  Lund trouxe de volta sua familiar seção rítmica formada por Street e Stewart , mas omite o piano, optando por uma abordagem de um trio de guitarra em doze músicas, uma mescla de inéditas e standards.

O álbum inicia com uma composição inédita de Lund, "Rumspringa" , que apresenta uma melodia extensa e  contorcida acompanhada sutilmente pelo complemento duplicado de Lund em seu violão. O som do trio estará em todas as coisas por lá. Há um toma lá dá cá em igual medida de cada membro do grupo que lidera a dinâmica e a mutabilidade sonora. Lund toca de forma segura, mas com senso de espaço e perseverança que é reminiscente do trabalho do trio de  Bill Frisell.

O clássico de Harold Arlen,  "Come Rain or Come Shine" , é introduzido por curto solo de guitarra antes do trio mover-se livremente em seu estilo através da canção reharmonizada em um tempos majestoso. "So In Love" de Cole Porter é apresentada em um tempo mais vivo com potente sentimento, enquanto a banda suinga pesado na versão excitante de  "Isn't This My Sound Around Me?"  de Bobby Hutcherson.  Aqui , Lund apresenta um dos seus melhores solos da gravação e Stewart mantém a excitação, mas sempre adiciona apropriada cortesia na bateria.

A próxima do trio exibe uma lenta e espaçosa versão da  raramente interpretada  "Mirrors"  de Joe Chambers, que primeiro apareceu no excelente disco de Freddie Hubbard , “ Breaking Point”. Outra canção de Cole Porter, "Just One of Those Things", é apresentado em um suíngue  estimulante com Bill Stewart mantendo a estrutura interessante durante os solos longos. A faixa título encerra o disco com uma extensa e  episódica inédita de Lund. A faixa é lenta e  ampla, dando a Lund plenitude de oportunidade para explorar a melodia acima do segundo plano da guitarra duplicada.

O trio de guitarra pode ser um formato especial em um álbum com uma hora de duração. Lund, Street e Stewart realizam um excelente trabalho misturando estilos, texturas, inéditas e standards ao longo de uma hora de um fino álbum. O trio especialmente brilha nas faixas inéditas que inicia, e encerra,  o disco, mas várias das faixas, que são reinterpretações  dignas de nota. É óbvio que estes três músicos têm uma familiaridade próxima entre si , o que é importante, quando tocam em um trabalho intimista como este. Lage Lund é creditado como o líder do grupo, mas é a performance do trio  completo que obtém sucesso aqui.  

Faixas: Rumspringa; Intro to Rain; Come Rain or Come Shine; So In Love; Isn't This My Sound Around Me?; Mirrors; Just One of Those Things; Intro to Chance; Chance; Good Morning Heartache; Straight Street; Idlewild

Músicos: Lage Lund: Guitarra; Ben Street: Baixo; Bill Stewart: Bateria

Gravadora: Criss Cross

Estilo: Jazz Moderno

Fonte : ANDREW LUHN (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: