playlist Music

sábado, 30 de janeiro de 2016

PAUL TAYLOR – TENACITY (Peak/eOne)

O décimo álbum do saxofonista Paul Taylor, “Tenacity’ , possui  dez faixas, e a estrela do smooth-jazz continua a encontrar novos cenários interessantes para seu doce e atrativo som no sax. Cobrindo um amplo leque de terreno estilístico, “Tenacity” possibilita a Taylor ampla oportunidade para espalhar-se em muitas direções. Produtor e antigo colaborador de Taylor, Dino Esposito mantém os arranjos relativamente despojados , focando a atenção com esquadro em Taylor, que se alterna entre o soprano, alto e o tenor, frequentemente distinguindo os saxofones. Harmonizando os altos, guia a melodia no curso fácil da faixa título, enquanto em  “Spur of the Moment” Taylor sobrepões seu sax e serve-se como sua própria seção de instrumentos de sopro.

Taylor oferece uma tomada dramática no sucesso do artista canadense Weeknd , “Wicked Games”,  uma melancólica melodia no alto e um vocal despido de modulação rítmica coberta de reserva , balanço percussivo , que apresenta uma distinta batida. O brilhante piano do tecladista Jonathan Fritzen emparelha com o soprano animado de Taylor na viva e contagiantemente cativante “Supernova” e os complementos acústicos graciosos  do guitarrista Brian Monroney para o alto de Taylor na balada “Awakening”.

Embora Taylor e Esposito realizem um trabalho sólido de manter-se sob as luzes dos refletores no sax ao longo de “Tenacity”, às vezes você deseja um grande convidado para suportar seu material. O veterano jazzista, Jeff Lorber, toca guitarra e piano elétrico na balada “Luxe”, mas ele parece subutilizado. A faixa  ostenta uma adorável melodia articulada comoventemente por Taylor, mas  Lorber contribui pouco mais do que uma repetitiva linha rítmica. “Luxe” é uma das canções  superiores do álbum e  realçada com um solo de Lorber ou algum intercâmbio com Taylor serviria melhor à composição.

                Faixas

1 Supernova (Dino Esposito / Paul Taylor) 5:14
2 Tenacity (Dino Esposito / Paul Taylor) 5:05
3 Awakening (Dino Esposito / Paul Taylor) 4:41
4 Spur of the Moment (Dino Esposito / Paul Taylor) 4:08
5 Luxe (Dino Esposito / Jeff Lorber / Paul Taylor) 5:04
6 Peace of Mind (Dino Esposito / Paul Taylor) 4:26
7 Wicked Games (R. Millar Blancheur/ Martin McKinney /Carlo Montagnese /Abel Tesfaye) 4:32
8 Open Road (Dino Esposito / Paul Taylor) 4:06
9 More to Come (Dino Esposito / Paul Taylor) 3:59
10 Empire (Dino Esposito / Paul Taylor) 4:49
               

Fonte : Lucy Tauss (JazzTimes)

Nenhum comentário: