playlist Music

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

RUSSELL MALONE – LOVE LOOKS GOOD ON YOU (HighNote Records)

Em seu 11° álbum como líder e seu primeiro para a HighNote, Russell Malone demonstra clareza, entonação cuidadosa, fraseado agradável e maestria rítmica que fizeram dele um dos mais finos expoentes da tradição da guitarra no jazz de Wes Montgomery, Grant Green e George Benson, este seu ídolo inicial.

Os anos de Malone como acompanhante, suportando Jimmy Smith, Harry Connick Jr., Ray Brown, Diana Krall, Sonny Rollins e Dianne Reeves, dentre outros, ajudou-o a vir a ser um líder sensível, lírico, às vezes um solista brilhante e, não casualmente, um dos mais efetivos guitarristas rítmicos desde Freddie Green. Ele coloca toda sua experiência a serviço do bom uso em um olhar avançado em um repertório antigo. Seu toque é, às vezes, blueseiro, às vezes moderno e vigoroso, mas sempre ancorado no bom gosto e senso de decoro. Um quarteto hábil formado pelo pianista Rick Germanson, pelo baixista Gerald Cannon e pelo baterista Willie Jones III providencia um suporte perfeitamente assentado.

Malone adora uma boa melodia, afirmando em suas notas para o disco “Eu prefiro tocar música que fique em minha cabeça e na dos ouvintes”. O álbum é como uma acurada coletânea de canções negligenciadas, todas que possuem especial significado para Malone, começando com “Soul Leo”, um número hard-bop para o seu amigo falecido e companheiro de banda (no Golden Striker Trio de Ron Carter) Mulgrew Miller. Posteriormente, ele ressuscita raridades como “Ellie’s Love Theme” de Isaac Hayes para a trilha sonora de Shaft; uma maravilhosa composição do repertório de Basie, chamada “The Elder” e composta por Thad Jones e a mais surpreendente, uma peça cativante da nostalgia dos anos 60 chamada , improvavelmente, de “Your Zowie Face” da trilha sonora da sátira sobre espião em “In Like Flint” (música do veterano de Hollywood, Jerry Goldsmith).

O balada título (a única original  de Malone aqui) e, posteriormente, uma versão solo de “Lift Every Voice and Sing” são ternas e comoventes. “Suite Sioux”, uma canção potente de Freddie Hubbard, é um encerramento conveniente que dá à banda amplas oportunidades para flexionar os músculos, incluindo solos estonteantes de Malone, um flamejante Germanson e um explosivo Jones.   
 
      Faixas

1 Soul Leo 7:38
2 Love Looks Good On You 6:57
3 The Elder 5:51
4 Ellie's Love Theme 4:53
5 Your Zowie Face 5:57
6 Mirrors 4:06
7 Amsterdam After Dark 7:24
8 Life Ev'ry Voice and Sing 3:09
9 Suite Sioux 5:37

Fonte: Allen Morrison (JazzTimes)


Nenhum comentário: