playlist Music

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

TIM BERNE'S SNAKEOIL - YOU'VE BEEN WATCHING ME (ECM Records)

Certas estratégias musicais podem evidenciar uma composição de Tim Berne. Há uma melodia angular, tocada pelo ácido alto do líder, frequentemente em harmonia com outro instrumento de sopro, enquanto a seção rítmica agita abaixo deles. Com o tema completo, dois membros da banda engajam-se em solos duais, com um deles consequentemente repousando a partir de uma métrica livre através do tempo escrito para a próxima sessão, finalmente sugestionando a banda completa. Esta música provocadora revela-se lentamente. Se alguns destes ornamentos soam familiar após aproximadamente três décadas de carreira, Berne está  ainda descobrindo maneiras de rejuvenecê-la.

O terceiro álbum do Snakeoil encontra Berne continuando a asseverar seu intenso estilo de compor sob a bandeira da ECM, com o guitarrista/colaborador David Torn conduzindo a produção pela segunda vez e mantendo a personalidade do saxofonista. O quarteto de Berne, Oscar Noriega (clarinete, clarinete baixo), Matt Mitchell (piano) e Ches Smith (bateria) é acrescido por Ryan Ferreira (guitarra e violão). O guitarrista faz uma significante adição à música, dando a faixas como “Lost in Redding” agudeza sônica sob o solo do clarinete baixo de Noriega.

Ferreira passa a ser o ornamento da linha de frente de Berne em “Small World in a Small Town”,  uma parceria que fica mais rica quando o baterista Smith passa para o vibrafone, um instrumento que ele também utiliza em “False Impressions”. Esta faixa inclui a mais distorcida ação das seis cordas do álbum. O contraste chega no volume e tamanho da faixa título com  dois minutos para um solo de violão. Anteriormente os grupos de Berne focaram  no frenesi acústico (Bloodcount) e entremearam com estruturas elétricas barulhentas (Science Friction). “Snakeoil”  está equilibrado para ser sua mais vigorosa banda, porque combina essas qualidades.

Faixas: Lost In Redding; Small World In A Small Town; Embraceable Me; Angles; You've Been Watching Me; Semi-Self Detached; False Impressions.

Fonte : Mike Shanley (JazzTimes)


Nenhum comentário: