playlist Music

sábado, 27 de fevereiro de 2016

MOUTIN FACTORY QUINTET – LUCKY PEOPLE (Plus Loin)

“Lucky People”, o tremendamente elegante primeiro álbum do Moutin Factory Quintet, faz boas escolhas. Em diversos locais, por instante a banda francesa  —no alto e sopranino o saxofonista Christophe Monniot, o guitarrista Emmanuel Codjia, o pianista Thomas Enhco e colíderes /irmãos gêmeos François Moutin (baixo acústico) e Louis Moutin (bateria)— tomam de empréstimo o rock. Esta é uma decisão sábia. Jazz soa bem quando é intenso. A faixa título, de Louis, tem uma seção que é volumosa e bravia, com tortuoso saxofone, guitarra abrasiva e bateria esmagadora. “Relativity”, de François—resguardada para um medley de músicas de Ornette Coleman, todas as peças aqui foram compostas pelos irmãos—inicia com um sax solto e apresenta uma repetição de frases melancólicas e sombrias. E “Conflict”, como seu nome sugere, ostenta agressividade.

Outra boa escolha é o emparelhamento dos Moutin: É difícil imaginar um grupo pouco compensador com estes dois por baixo. Eles são bons juntos, de fato, não necessitam de ninguém mais.  O anteriormente mencionado medley de Ornette é executado só pelos irmãos e é divertido, uma maneira travessa de quebrar o álbum. É, também, um dos destaques do disco.

As decisões de Louis são para ser aplaudidas também. Seu arrojado e elegante balanço funkeado durante os últimos 30 segundos de “Dragonfly” e sua particular profundidade aos 5:35 em “Relativity” são um par de exemplos.

Uma boa decisão final : Possibilitando Codjia aparecer com um solo de guitarra introdutório a  “You’ll Be Fine”, É etéreo, triste,suavizante e mais sobre destreza que acaso.

Faixas: Lucky People; Dragonfly; Soul; Ornette's Medley; Relativity; Forgiveness; A Busy Day; Moving On; You'll Be Fine; Conflict.


Fonte : Brad Farberman (JazzTimes)

Nenhum comentário: