playlist Music

domingo, 21 de fevereiro de 2016

ROBERTA PIKET – EMANATION (Solo: Volume 2)

A filha de um famoso compositor / maestro austríaco, Fredrick Piket, nativa de Nova York, Roberta Piket, assumiu o piano cedo, posteriormente recebendo uma graduação em jazz no seu instrumento no  New England Conservatory. Piket estudou com o pianista Richie Beirach, a partir de seu retorno a Nova York e o recebimento da concessão como integrante do NEA. Anos depois, Beirach demonstrou sua segurança sobre Piket atuando como assistente de produção e redator das notas para o disco para “Emanation (Solo: Volume 2)”. As influências iniciais de Piket no jazz e seu interesse na coleção de música clássica de seu falecido pai são evidentes neste trabalho , onde ela imprime um  atraente balanço entre os gêneros.

Uma finalista na competição para compositores, Thelonious Monk, Piket é quase hiperativa no número de engajamentos musicais. Ela lidera uma banda eletrificada, “Alternating Current” , bem como um trio de free jazz e trabalha com um quarteto que coloca música em poemas de  Vladimir Nabokov. Piket está igualmente em casa em um clube de jazz no Harlem ou em uma sala de concerto francesa. Ela trabalhou com um amplo leque de artistas notáveis, incluindo o saxofonista/ flautista David Liebman, os baixstas Rufus Reid, Michael Formanek e o saxofonista Benny Golson.

Em nenhum lugar estão amálgama do jazz e clássico mais finamente apresentado que em  "Saying Goodbye", uma composição de Piket. Ela utiliza uma — porém  mais suave—abordagem para esta mistura de estilos em "Fantasy on a Theme by Chopin (Prelude Op. 28 No. 2 in A Minor)”, uma , aproximadamente, completa reimaginação da composição original. Picket tem interpretado várias composições de Monk em seu trabalho solo anterior “Solo” (Thirteenth Note Records, 2012) e adiciona, aqui,  daquele repertório ,"Ba Lue Bolivar Ba Lues" (frequentemente referenciada como "Bolivar Blues"). Incluída no disco está uma versão de "Con Alma"  de Dizzy Gillespie, apresentando técnica impecável e ,decididamente, estilo inventivo.

O campo musical de Piket continua crescendo e expandindo e ela exibe uma habilidade para incorporar forte convicção que multiplica as necessárias atrações não presentes como obstáculo em um mesmo programa. Na realidade, “Emanation (Solo: Volume 2)” é um exemplo magistral cumulativo ao processo criativo de Piket. É algo que lhe permite cobrir significante quantidade de fundamento estético, enquanto providencia  uma cativante plataforma para seu vasto talento.

Faixas: Softly, As in a Morning Sunrise; Haunted Heart; Con Alma; Saying Goodbye; Ba Lue Bolivar Ba Lues; Emanation; All the Things You Are; Ambiance; Actual Proof; Fantasy on a Theme by Chopin.

Gravadora : Thirteenth Note Records

Estilo: Jazz Moderno


Fonte : KARL ACKERMANN (AllAbouJazz)

Nenhum comentário: