playlist Music

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

TERENCE BLANCHARD – BREATHLESS (Blue Note Records)

A tumultuada e dançante interpretação do clássico de Les McCann, “Compared to What” , que inicia “Breathless”  de Terence Blanchard  instala a contraintuitiva mistura de balanço festivo e protesto para seguir brilhantemente . Também serve como um aviso claro para os puristas bop que Blanchard e sua nova banda, E-Collective, estão explorando algo diferente aqui.

O protesto pode ser falado (pelo filho de Blanchard,  JRei Oliver ou, em “Talk to Me” por Dr. Cornel West), cantado (por PJ Morton Jr., um membro do grupo pop Maroon 5, mas não é seu líder) ou nenhum (o suave balanço de Blanchard em “See Me as I Am”). Às vezes,  se estabelece ao lado inteiramente a favor da pura alegria, assim como na reconfiguração soul de Morton para “I Ain’t Got Nothing But Time”  de Hank Williams ou no intercâmbio instrumental entre teclados e guitarra de Fabian Almazan e Charles Altura na curta faixa “Tom & Jerry”. Óbvios destaques que inclui a faixa título, que referencia a morte de Eric Garner asfixiado pela polícia de Nova York;  o humor mutável de Almazan na extensa peça “Everglades”; a bem conduzida  composição de Blanchard, inspirada no budismo “Confident Selflessness”; as peças  fortalecidas pela guitarra “Soldiers” (simples e rápido) e “Cosmic Warrior” (futurística, com uma ameaça afiada de heavy-metal ) e a interpretação instrumental de “Midnight” do  Coldplay  , que encerra o álbum.

Blanchard afirma que ele e o baterista Oscar Seaton, com quem ele gravou trilhas sonoras, tinham falado sobre um álbum como este por anos, antes de finalmente terem tido tempo para realizá-lo. Donald Ramsey, que é conhecido de Blanchard desde seus dias de ensino médio em New Orleans, mantem a vibração do E-Collective na faixa e fluindo no baixo elétrico. O trompete de Blanchard, claro, providencia vulcânicos fogaréus  no alto  dos contagiantes sortimentos dos balanços da banda. Não é o jazz conhecido, mas é emocionante, sofisticado e um encontro valoroso em seus próprios termos. É bom que Blanchard, finalmente,  esteve disponível para fazê-lo.

       Faixas

1 Compared to What (Gene McDaniels) 5:48
2 See Me As I Am (Terence Blanchard) 8:52
3 Everglades (Fabian Almazan) 14:33
4 Breathless (Terence Blanchard) 4:38
5 Confident  Selflessness (Terence Blanchard) 8:13
6 Shutting Down (T. Oliver Blanchard Jr.) 4:12
7 Soldiers (Terence Blanchard) 6:08       
8 Samadhi (Terence Blanchard) 3:56
9 Talk to Me (Terence Blanchard) 4:04
10 Tom & Jerry (Terence Blanchard) 2:48
11 I Ain't Got Nothin' But Time (Hank Williams) 4:28
12 Cosmic Warrior (Terence Blanchard) 5:24
13 Midnight (Guy Berryman / Jonny Buckland / Will Champion / Chris Martin) 4:53

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Bill Beuttler (JazzTimes)


Nenhum comentário: