playlist Music

quinta-feira, 31 de março de 2016

ERNEST RANGLIN & AVILA – BLESS UP (Avila Street)

As 16 faixas, neste CD lento, abarcam  o turbulento, o real e o meditativo. Elas  ornamentam Ernest Ranglin, que deve ser chamado de pai do ska. Ele é um guitarrista jamaicano que pode tocar meditativamente ou pirotecnicamente e , mesmo agora, no início dos seus 80 anos, ele é sempre fino e frequentemente surpreendentemente. Ranglin compôs a maioria das faixas neste projeto amplo, e a música é sequenciada perfeitamente para uma festa em uma noite de verão. Esta é uma música amigável, estilo batida mundial  com pronunciado acento de Kingston, e alguém pode imaginar como Ranglin e seus Avilans devem choramingar neste material em um clube.

O modo meditativo de Ranglin decola em “Bra Joe From Kilimanjaro”, a calorosa segunda faixa, reprisada no final em “Bra Joe From Kilimanjaro (Home)”, uma equilibrada, mais relaxada e sonhadora tomada da mesma música de Abdullah Ibrahim. Enquanto os ritmos do ska, rocksteady e reggae dominam, outros sentimentos também são pertinentes como o  blues da faixa título.
Você poderia chamar “ Bless Up” uma gravação de uma jam-banda. Embora o foco seja Ranglin (e um infernal arranjador), os outros músicos também têm um trabalho mágico. Pagando para ver estão os saxofones e os metais, assentados pelo trombone de Charlie Wilson, no alto da gabolice em “O Meets R”, uma música do produtor Tony Mindel que poderia passar por um por uma reconfiguração de um conflito sandinista!. “Rock Me Steady” apresenta o grande wah-wah  de Ranglin a primeira e rapidamente aquecidas linhas posteriores da guitarra  , junto com o piano serpentiforme de Eric Levy e a bateria de Inx Herman.

As canções em sua maioria são em tempo médio, os arranjos diretos, os ritmos sólidos se ocasionalmente previsíveis. Porém, isto não é necessariamente ruim : “Good Friends” a faixa sentimental modela para aquela segunda, extra misteriosa, “Bra Joe”, é um destaque do álbum. Nada errado em ser agradável, uma noção difundida em Ranglin desde seu primeiro sucesso 50 anos atrás com Millie Small em “My Boy Lollipop”  a introdução do ska para o mundo. Ele permanece um dos mais cativantes e notáveis embaixadores do gênero.

    Faixas

1 Bond Street Express 4:02
2 Bra Joe From Kilimanjaro 5:01
3 Sivan 5:36
4 Bless Up 4:46
5 O Meets R 0:51
6 Joan's Pen 3:16
7 Follow On 4:48
8 El Mescalero 4:27
9 Blues For A Hip King 4:58
10 Rock Me Steady 4:08
11 Stuff I Am Looking For 0:10
12 Ska Renzo 5:05
13 You Too 5:24
14 Mystic Blue 4:41
15 Good Friends 4:48
16 Bra Joe From Kilimanjaro (Home) 10:46

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo :


Fonte : Carlo Wolff (JazzTimes)


Nenhum comentário: