playlist Music

domingo, 13 de março de 2016

ERNESTO CERVINI – TURBOPROP (2015)

O  baterista de jazz, natural de Toronto ,Ernesto Cervini , apresenta seu quarto álbum como líder com o extravagante  Turboprop oferecendo um sofisticado e moderno som de jazz em dez peças de um repertório com inéditas e standards de Charlie Parker e Keith Jarrett dentre outros. Um robusto baterista com uma presença vigorosa, o estilo de Cervini é reminiscente dos grandes  Art Blakey, Billy Higgins e em um degrau menor, mesmo em um esboço de comparações com o poder do estilo de jazz fusion do baterista Billy Cobham. Porém, não  há realmente  fusion nesta sessão, é realizado em estilo moderno de jazz progressivo  com baladas e suíngue conduzido firmemente na saborosa versão de  "Red Cross"  de  Parker e em "De Molen"  de Joel Frahm, impulsionando a música.

Embarcado no turboprop está um novo excitante sexteto  apresentando o pianista Adrean Farrugia, que se exibe na abertura leve de "Unnecessary Mountain" com os excelentes pratos de Cervini providenciando acompanhamento até a seção de palhetas saltar no realce   da voz do saxofone soprano de Tara Davidson, um novo membro da tripulação e o tenorista Frahm. A composição do líder "Fear of Flying" e "The Engulfed Cathedral" de Claude Debussy são duas músicas, 
decididamente, não suingantes inspiradas em um elemento baladesco caloroso na mistura da sessão.

Mantendo,  por enquanto, a música suave está a canção "Cheer Up Charlie"  de Lesley Bricusse, onde o trombonista William Carn, outro novo membro da tripulação , soa com solo suave no primeiro dos vários solos da banda em um das mais resistentes músicas do disco. O forte  e agressivo trabalho das escovinhas de Cervini na muito breve "Bindi Bop" e submete  "Marion Theresa", providenciando amplo testamento de habilidade do artista no instrumento. Pilotando o avião na abordagem final, o baterista inclui calorosa interpretação de "The Windup"  de Keith Jarrett e conduz esta sessão  a uma aterragem aquecida.

Ernesto Cervini e sua amadurecida tripulação voam alto no vigoroso e elevado “Turboprop”, navegando nas correntes musicais com um moderno ar do jazz que se afasta para longe do seu enfoque tradicional. Um expressivo baterista, Cervini emparelha sua performance na bateria com seus talentos como criativo compositor e arranjador , tudo fazendo desta gravação mais acessível.

Faixas: Unnecessary Mountain; Red Cross; Fear of Flying; The Engulfed Cathedral; Three Angels; De Molen; Cheer Up Charlie; Bindi Bop; Marion Theresa; The Windup.

Músicos: Ernesto Cervini: bateria; Tara Davidson: saxofones alto e soprano; Joel Frahm: saxofone tenor; William Carn: trombone; Adrean Faruggia: piano; Dan Loomis: baixo.

Gravadora: Anzic Records

Estilo: Jazz Moderno

Fonte : EDWARD BLANCO (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: