playlist Music

quinta-feira, 3 de março de 2016

IDEAL BREAD – BEATING THE TEENS (Cuneiform Records)

O quarteto Ideal Bread brinca com as expectativas dos ouvintes, mesmo no papel, homenageando Steve Lacy sem utilizar o saxofone soprano, seu instrumento escolhido. O líder  Josh Sinton vai na direção oposta , utilizando o sax barítono para  revitalizar as composições de  Lacy. Junto ao cornetista Kirk Knuffke na linha de frente, do baterista Tomas Fujiwara e do novo baixista Adam Hopkins, ele, mais uma vez, trabalha um extenso, ainda que já examinado, repertório e mantém sua vitalidade.

Para o terceiro álbum do grupo, Sinton imergiu em cinco álbuns de Lacy datados do período de 1971 a 1977, que foram  reeditados como “Scratching the Seventies/Dreams”. O trabalho inclui um pouco dos trabalhos iniciais de Lacy, incluindo alguns ao quais ele voltou para expandí-los em anos posteriores. Muitos estavam razoavelmente embrionários, assim uma corrente versão nova requer dos membros do “Ideal Bread” sacar das suas próprias personalidades para esmiuçá-los. O disco duplo “Beating the Teens” contem um total de 30 faixas, muitas delas com menos de cinco minutos. Algumas soam espontâneas improvisações, e ao menos uma segura o silêncio no equilíbrio com o som. Diversas faixas desaparecem no meio dos solos, sem harmonizar ou razão. Embora o quadro em toda a parte deva vir como fragmentos, o que parece ser a ideia.

Entre os outros artistas ao lado de Lacy, que inspirou este projeto, Sinton mencionou Iggy Pop, o Art Ensemble of Chicago, Morphine e a música concreta. Embora esta lista deva aparecer obstinadamente eclética, ela também faz sentido. O vai e vem da linha do baixo sob os sopros agudos em “The Oil” poderia vir do trabalho de Pop com os Stooges. A galhofeira “Roba” relembra a travessura de Lester Bowie no Art Ensemble, especialmente quando Sinton remove o bocal do seu instrumento para soprar e os membros vociferam  em intervalos aleatórios. No todo, este disco duplo encontra o Ideal Bread em excelente forma e convida a um exame de material de fonte nova.

Faixas: CD 1: Three Pieces from Tao – I; Obituary; The Precipitation Suite (I Feel a Draft/Cloudy/Rain); Wish; Lesson; The Wire; Paris Rip-off; Cryptosphere(s); Scraps; The Highway; The Wane; Dreams; Somebody Special; Name; Three Pieces from Tao – II.
CD 2: Three Pieces from Tao – III; The Owl; Spell; Crops; Pearl Street; Ladies; Blinks; Cryptosphere; Lapis; The Uh Uh Uh; Torments; The Oil; Notre vie; Roba; Three Pieces from Tao – IV.

Músicos: Kirk Knuffke: cornet; Josh Sinton: sax barítono; Adam Hopkins: contrabaixo; Tomas Fujiwara: bateria.

Fonte : Mike Shanley (JazzTimes)


Nenhum comentário: