playlist Music

sexta-feira, 25 de março de 2016

KURT ELLING – PASSION WORLD (Concord Records)

O último lançamento de Kurt Elling, seu segundo com o baixista Clark Sommers, o baterista Kendrick Scott e o guitarrista John McLean, é, também, o seu primeiro sem o pianista e arranjador Laurence Hobgood (o tecladista Gary Versace agora completa o quinteto de ases). É um significativo ponto de inflexão. Hobgood serviu como seu mentor musical por aproximadamente duas décadas com a criteriosa interdependência deles para a ampla aceitação  do notável cantor de jazz.

Sem temor, entretanto, “Passion World” aponta, figurativa e literalmente para excitantes novos horizontes. Elling derruba mais marcos do que a maioria dos músicos de jazz, e como uma polimática esponja como ele sempre tem sido, ele embebe ideia musicais, culturais e filosóficas e influências onde quer que elas se aventurem. Sua jornada inicia, apropriadamente, com um derretimento, meticulosamente somada com os seus, e de John Clayton, 90 segundos de “The Verse”, seguido por um renovado compromisso para “crescer no interior de alguma coisa mais” dentro “de um mundo de amor à música”, como  soletrado em “After the Door”, sua lírica reparação de “Another Life” de Pat Metheny. Depois disso, suas explorações tornam-se intercontinentais, para a França, Irlanda, Cuba, Brasil, a Islândia de Björk e a Viena de Brahms.

Uma narração caleidoscópica dento do coração e da alma, o álbum inclui uma vislumbrante  “La Vie en Rose” e uma vibração impregnada através de  “Você Já foi à Bahia?”  de Dorival Caymmi (apresentando a vocalista Sara Gazarek), bem como a pacificadora “Where the Streets Have No Name”  do U2 e as frequentes reflexões do trompetista convidado, Arturo Sandoval, em sua composição “Bonita Cuba”. Elling traz a viagem suavemente para casa, de forma pungente em  “Where Love Is” de Brian Byrne construída sobre passagens ternas e francas de um poema de James Joyce.

        Faixas

1 The Verse (John Clayton / Kurt Elling) 1:39
2 After the Door (Kurt Elling / Pat Metheny) 3:56
3 Loch Tay Boat Song (Sir Harold Boulton / Annie MacLeod / Traditional) 7:03
4 Si Te Contara (Félix Reina Altuna) 5:37
5 La Vie en Rose (Kurt Elling / Édith Giovanna Gassion / Louis Guglielmi) 8:15
6 Bonita Cuba (Kurt Elling / Phil Galdston / Arturo Sandoval) 6:40
7 Where the Streets Have No Name (Adam Clayton/The Edge/Paul Hewson/Larry Mullen) 4:53
8 The Tangled Road (Kurt Elling / Richard Galliano) 7:19
9 Você Já Foi à Bahia? (Dorival Caymmi) 2:21
10 Nicht Wandle, Mein Licht (Liebeslieder Walzer Op. 52, No. 17) [Johannes Brahms] 7:04
11 Who Is It (Carry My Joy on the Left, Carry My Pain on the Right)[Björk Guðmundsdóttir] 4:54
12 Where Love Is (Brian Byrne / James Joyce) 5:13

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Christopher Loudon (JazzTimes)


Nenhum comentário: