playlist Music

segunda-feira, 28 de março de 2016

QUARTABÊ – LIÇÃO # 1 MOACIR

De nome associável aos anárquicos coletivos estudantis, o grupo paulistano Quartabê satiriza o estereótipo na capa grafitada e na vinheta no estilo chamada escolar, inserida no meio do disco. Respondem à convocação (na faixa, sem declinar nome completo) Joana Queiroz (sax tenor, clarinete e clarone), Mariá Portugal (bateria), Ana Karina Sebastião (baixo elétrico)  e Chicão (teclas). O quinteto descende da banda  Claras e Crocodilos, criada para a nova leitura da peça musical homônima do compositor Arrigo Barnabé, de 1980.

O grupo estreou no Festival Moacir Santos, no Rio, em 2014, devotado ao autor, saxofonista, maestro e professor pernambucano, que viveu entre 1926 e 2006. Mestre de luminares da bossa nova como Baden Powell, Sérgio Mendes e João Donato, Moacir teve a obra redescoberta a partir do álbum duplo Ouro Negro, produzido por Mário Adnet e Zé Nogueira em 2001. E não para de ser regravado.

A bem-humorada abordagem do Quartabê do enclave afro jazz e bossa inaugurado por Moacir não prescinde do rigor. Inclui uma remodelagem do maior êxito do autor, Nanã (Coisa N° 5) assolada por improvisos e uma espécie de faixa coda, Nanã Nenê, de autoria do grupo , com inserção do refrão It ain´t necessarily so, da ópera Porgy and Bess, dos irmãos Gershwin. Outra surpresa é a fusão da clássica toada nativa A Saudade Mata a Gente (Antônio Almeida / João de Barro) com When it Rains , do jazzista de vanguarda Brad Mehldau. A afiada tessitura de sopros da Quartabê trafega ainda pelas Coisas # 3 e # 8 (os opus do autor), e a Coisa # 1 é cantarolada após o final das faixas. Do afro beat ao free jazz escandinavo e o samba rasgado, o grupo injeta novas arestas e assimetrias nas audácias da obra aberta do impenitente inovador.

       Faixas

1 .Oduduá (Moacir Santos)
2. Coisa #3 (Moacir Santos)
3.Rota Infinito(Moacir Santos)
4.Moacirsantosiana #10 (Maurício Carrilho)
5. Suk Cha (Moacir Santos)
6. Chamada (Quartabê)
7. Felipe (Moacir Santos)
8. Coisa #8 (Moacir Santos)
9. Coisa # 5 (Moacir Santos)
10.Nanã Nenê (Quartabê)
11.When It Rains / A Saudade Mata a Gente (Antônio Almeida, Brad Mehldau, João de Barro)
12. Sendo #1, #4 (Quartabê)


Fonte: Tárik de Souza (CartaCapital)

Nenhum comentário: