playlist Music

segunda-feira, 18 de abril de 2016

DAVE DOUGLAS – HIGH RISK (Greenleaf Music)


Há um eco de Miles Davis em “Molten Sunset”, a canção guia de “High Risk” do trompetista  Dave Douglas. A entonação é vigorosa, mas triturante e  desconsolada. Os músicos presentes sob o som agudo e estridente estão em entrosamento cavernoso, uma pedra de toque de Miles desde Sketches of Spain a Bitches Brew e além. Porém, esta “Molten” mesclada é um pesado staccato preocupado com o som de qualidade nova. A icônica magia que soa do trompete engaja um recorte mais contemporâneo ao contexto.

O título é adequado para o álbum, “High Risk” é a mais audaciosa incursão de Douglas à música orientada pela eletrônica. Seu sexteto Keystone tinha DJ Olive, mas sua inegável inclinação pela eletrônica foi incrementada pela presença do saxofonista Marcus Strickland, ao lado da linha de frente de Douglas, e pelo baterista Gene Lake, que toca free e straight-ahead, mas com a sensibilidade jazzística. “High Risk” apresenta a propulsão impregnada pelo rock de Mark Guiliana na bateria acústica e elétrica, e Jonathan Maron, o baixista elétrico e sintetizado de Groove Collective, ao lado do Detroit DJ Shigeto em “eletrônica” e Douglas é o único instrumentista de sopro.

Figurativa e literalmente, Douglas tem explosividade. Seus três companheiros de banda agitam em sete composições inéditas com batidas dissonantes e adornos texturais inovativos com encrespação e rajadas, um modelo sônico que lhe possibilita a escolha entre lutar ou aumentar o volume, e as estratégias geram vitrines ideais para sua frequentemente subapreciada proficiência no instrumento. Algumas canções são mais pontilhísticas (“Household Item”, “Tied Together”), embora outras criem um fluxo (“Etiquette”, “Cardinals”) ou extenso arco (“High Risk”). Porém o constante e palpável sentimento de auto descoberta. Músicos de diferentes gêneros misturando e soldando uma união com vigor industrial que permitiram 41 minutos da mais transcendente música em uma simples sessão.

Faixas: Molten Sunset; House hold Item; Etiquette; First Things First; High Risk; Tied Together; Cardinals.

Músicos: Dave Douglas: trompete; Mark Guiliana: bateria acústica e elétrica; Jonathan Maron: baixo elétrico, baixo sintetizador; Shigeto: eletrônica.

Fonte : Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: