playlist Music

terça-feira, 5 de abril de 2016

STANTON MOORE – CONVERSATIONS (The Royal Potato Family)

O veterano baterista  Stanton Moore, um dos mestres do funk  do Galactic  de New Orleans, retorna ao seu início no jazz com uma espirituosa gravação de trio  de piano.  Delimitando a exploração às suas influências tradicionais do jazz, Moore buscou um modo de praticar, tomando lições com o baterista Kenny Washington e estudando o trabalho de Philly Joe Jones. Seu trio formado com dois músicos estabelecidos em New Orleans , o pianista David Torkanowsky e o baixista  James Singleton, desenvolveu seu material durante uma extensa estádio no  Snug Harbor  de New Orleans, moldando a forte química documentada neste álbum.

Oferecendo  as tradições do jazz de New Orleans, todas as canções , exceto uma  (o blues  de  Herbie Hancock,  “Driftin’”), foram compostas por compositores da cidade, incluindo os três membros da banda . “Lauren Z”  de  Singleton inicia o trabalho com uma contagiante atuação no baixo, e a inconfundível presença de Moore e forte harmonia com Torkanowsky conduzem a música. “Carnival” de Michael Pellera tem um suíngue firme , inspirada no  Mardi-Gras e com toque latino; a balada misteriosa  “Waltz for All Souls” de Evan Christopher apresenta o pungente arco de Singleton e  “Tchefunkta” é bordada com o supremo trabalho das vassourinhas do líder, evidência da influência de  Philly Joe. “Paul Barbarin’s Second Line” homenageia a tradição da parada de instrumentos de sopro de New Orleans, enquanto a intrincada “Magnolia Triangle” e a suingante “In the Keyhole” paga tributo ao legendário baterista de New Orleans , James Black.

Moore promove um trio exemplar em interação. As raízes de New Orleans dos companheiros informa o compartilhamento das suas sensibilidades, de um profundo senso de balanço e apropriação de influências culturais e musicais. Eles também compartilham uma perfeita capacidade musical e versatilidade. Embora Torkanowsky e Singleton brilhem, este é inequivocamente uma gravação de um baterista: Sem proteção, o atraente virtuosismo de Moore, imaginação e capacidade para improvisação são claramente apresentadas.

    Faixas

1 Lauren Z (James Singleton) 5:05
2 Carnival (Michael Pellera) 6:14
3 Driftin' (Herbie Hancock) 7:29
4 Magnolia Triangle (James Black) 4:53
5 Waltz for All Souls (Evan Christopher) 4:11
6 Tchefunkta (Stanton Moore) 6:18
7 The Chase (Steve Masakowski) 4:51
8 Big Greaze (Rick Margitza / David Torkanowsky) 4:17
9 In the Keyhole (James Black) 7:25
10 Paul Barbarin's Second Line(Paul Barbarin) 5:28
11 Prayer (Tony Dagradi) 6:46

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Sharonne Cohen (JazzTimes)



Nenhum comentário: