playlist Music

terça-feira, 19 de abril de 2016

TOM RAINEY – OBBLIGATO (Intakt)


“Obbligato” inicia com uma brincadeira: o baterista Tom Rainey e companhia estão tão incitados em “Just in Time” (um clássico de Jule Styne ), que eles iniciam em plena velocidade, que aparentemente no meio da canção são levados pela onda de abertas improvisações. Quando eles finalmente retornam à melodia, eles oferecem um mero fragmento dela e param em suas trilhas, prontos para tomar parte em outra canção.

Realmente, este trabalho de standards reconstituídos, interpretados por um grupo que não atua frequentemente, é pleno de momentos não convencionais. A banda inclui o pianista Kris Davis, o trompetista Ralph Alessi, a saxofonista tenor Ingrid Laubrock e o baixista Drew Gress, que têm tocado juntos, em combinações variadas, de forma que eles podem recolher em cada um outros  sinais e alterar seus andamentos quando desejar.

O álbum vai de uma leitura de linha cambaleante de “Secret Love”, que providencia uma plenitude de tensão, mas modestamente priva-nos da liberação melódica, a uma versão sonhadora de   “In Your Own Sweet Way” de Dave Brubeck, na qual Davis flutua através de variações. Rainey, um mestre de manobras texturais, introduz “Prelude to a Kiss” com brilhante solo desacompanhado. Com seu antigo parceiro rítmico, Gress, ele estabelece o palco melodicamente para “Long Ago and Far Away”, na qual os outros instrumentistas entram um por um.

Embora as melodias sejam às vezes minimizadas, às vezes disfarçadas, elas sempre iluminam o núcleo das canções. O contraste entre o brilho de Alessi, no trompete, poderosamente  controlado, e o sax tenor translúcido de Laubrock, é especialmente recompensador (ouça “If I Should Lose You”). Davis, combinando desembaraço lírico e peso cintilante, irradia um mundo de possibilidades em cada solo.

Faixas: Just in Time; In Your Own Sweet Way; Long Ago and Far Away; Reflections; Secret Love; Prelude to a Kiss; Yesterdays; If I Should Lose You; You Don't Know What Love Is; Just in Time Again.

Músicos: Ralph Alessi: trompete; Ingrid Laubrock: saxofones soprano e tenor; Kris Davis: piano; Drew Gress: baixo; Tom Rainey: bateria.

Fonte: Lloyd Sachs (JazzTimes)

Nenhum comentário: