playlist Music

domingo, 24 de abril de 2016

VERNERI POHJOLA – BULLHORN


O terceiro álbum do trompetista Verneri Pohjola ,como líder,  manobra para prosperar em diversos níveis. A abertura, "Another Day", captura a atenção dos ouvintes com pungentes acordes do piano e um tema sublime no trompete. "Girls Of Costa Rica" é uma peã para "Filles De Kilimanjaro" de Miles Davis com os primeiros acordes ecoando (mas não copiando inteiramente) o início da faixa mais famosa , mas , então, partindo por uma via diferente , suportada por uma linha do baixo compulsória e satisfatoriamente  acrescida pelo saxofone tenor de Jussi Kannaste.

A lânguida "He Sleeps, I Keep Watch" tem uma importunante passagem familiar de abertura, reminiscente do movimento lento da "Symphony No. 9" de Antonín Dvořák, mas dá o caminho para um elegante e repetido tema e um solo sensível de trompete acompanhado por dispersa percussão e baixo.

A gloriosamente litúrgica faixa título é embelezada por um memorável tema repetido,  entremeado por cativante solo de Pohjola, seguindo direto para uma valsa lenta  "In La Borie" , na qual o trompete estabelece uma melodia melancólica sobre um piano contido, baixo e as escovinhas delicadamente passando no tambor .

 Um choque de pratos introduz a curta balada "This One Is For You" onde Pohjola oferece um carregado e espectral solo de trompete. Em contaste, a vibrante "Nanomachines" é perfumada na excitação contrapontual do post-bop dos grupos iniciais de Ornette Coleman. Uma tranquilamente contemplativa "Ouroboros", uma peça em quarteto, precede a majestosa "Cold Blooded", que se beneficia de uma magnificente linha atrativa dos instrumentos de sopro.

O encerramento, a apropriadamente intitulada "The End Is Nigh", inicia tranquilamente com o  quarteto, constrói um luxuriante sentimento de big band nas passagens do grupo. Às vezes lírico, às vezes estridente, Pohjola aborda seu instrumento combinado com seu talento para variado, forte e inventivo senso de compor, proporciona um álbum assombrosamente irresistível.

Faixas: Another Day; Girls of Costa Rica; He Sleeps, I Keep Watch; Bullhorn; In La Borie; This One Is For You; Nanomachines; Ouroboros; Cold Blooded; The End Is Nigh

Músicos: Verneri Pohjola: trompete; Aki Rissanen: piano; Antti Lötjönen: baixo; Teppo Mäkynen: bateria; Jussi Kannaste: saxofone  tenor; Ilmari Pohjola: trombone; Iida Laine: Cello

Gravadora: Edition Records

Fonte: ROGER FARBEY (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: