playlist Music

quinta-feira, 19 de maio de 2016

TAYLOR HASKINS – FUZZY LOGIC (Sunnyside)


Taylor Haskins nunca soa picante em “Fuzzy Logic”. Este álbum não é sobre declarações de agilidade pirotécnica e autonomia de voo. Em vez disto, as linhas do trompete são medidas, arrojadas e calorosas, sempre marcantes, mas nunca opressivas. Realmente não poderia ir de outro jeito, para fazer sentir-se impróprio. Haskins, o guitarrista Ben Monder, o baixista Kermit Driscoll e o baterista Jeff Hirshfield estão mais interessados em arrumar cenários intimistas, seus ataques amplos e graciosos preenchidos em quase todas as reflexões com mais intricados e coloridos detalhes. Haskins e banda sugerem frequentemente grandeza, mas deliberadamente (e reconhecidamente) mantêm distância do bombástico.

Eles não alcançam este lugar sozinhos. A incorporação de um trio de cordas —violinista Joyce Hammann, violista Lois Martin e cellista Jody Redhage—é apenas o que se requer para intensificar as definições que Haskins introduz. “Perspectives”, uma das oito composições de Haskins para o álbum, estende-se de um passo glacial, as cordas criando uma tensão que é imediatamente enternecida por uma simples e cristalina nota de Monder antes de Haskins apresentar uma linha melódica tipicamente clara. Mesmo com seus crescendos a 2/3 do caminho, Haskins mantém sua leveza só até o ponto final que reina na mão de Monder, que rompe a estrutura com felicidade, retalhando seu modo através de uma resolução climática.

Antes que a faixa destaque, “Somewhere I’ve Never Travelled”, a abertura, estabeleça o tom com a introdução com o som contínuo da flauta nativa americana, que, diretamente, sugere a natureza delicada e orgânica das coisas a vir. Em “Conviction” um senso de augúrio prevalece, enquanto o encerramento remodela “Take It With Me” de Tom Waits, com a melódica de Haskins imitando uma solitária gaita como uma canção em torno de uma fogueira em uma pradaria. Esta rusticidade é um dos muitos humores que emanam de Haskins e seus companheiros na gravação que nunca é qualquer coisa menos que envolvente.

       Faixas

1 Somewhere I've Never Travelled (Taylor Haskins) 3:05

2 Four Moons (Taylor Haskins) 3:03

3 Fuzzy Logic (Taylor Haskins) 5:04

4 Comfortable Disease (Taylor Haskins) 5:33

5 Airwaves (Thomas Dolby) 7:37

6 Perspective (Taylor Haskins) 5:33

7 Too Far (Taylor Haskins) 4:02

8 Conviction (Taylor Haskins) 4:58

9 I Believe in You (Taylor Haskins) 1:46

10 Take It With Me (Tom Waits) 3:03

 

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 


 

Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: