playlist Music

quinta-feira, 5 de maio de 2016

THE ED PALERMO BIG BAND – OH NO! NOT JAZZ! (Cuneiform Records)


A virtuosa fixação de Ed Palermo em Frank Zappa foi documentada anteriormente em três volumes nos quais o saxofonista e arranjador reorganiza o trabalho do falecido gênio para big band. Este quarto lançamento é um CD duplo que apresenta a música de Zappa no disco um e a de Palermo no disco dois. A metade de Zappa não se contamina com a fórmula, mas adiciona a escolha para o desenvolvimento algumas pepitas do princípio Ed-realiza-Frank. A metade de Palermo é apenas bom, em algumas vezes melhor.

O repertório alça voo para um audacioso início com os 11 minutos de “Inca Roads”, um épico gravado por Zappa em 1975 no álbum “One Size Fits All” com o falecido George Duke nos vocais. O multi-instrumentista e cantor Napoleon Murphy Brock estava na banda de Zappa à época e Palermo sabiamente o traz para cantar a canção. A pegada de Brock é comovente e, às vezes, bastante exuberante de forma que você tem uma espécie de desejo para que ele se estenda para contribuir mais. Os arranjos mantêm o sentimento do universo do rock de Zappa, enquanto facilmente empresta a si a visão de big-band  de Palermo.

Palermo nada seria se não fosse ambicioso. Ele está confortável o bastante após duas décadas de trabalho com a música de Zappa para sondar complexas criações tais como “Lumpy Gravy”, o tema do primeiro trabalho completamente orquestral de Zappa. Ele também é inteligente o bastante para saber equipar e lançar algum funk nela—o trompete de Ronnie Buttacavoli e o saxofone tenor de Bill Straub dá uma margem de centro de cidade à peça de Zappa, cujo original é bastante séria e tem uma leitura deficiente.

Livre para realizar seus próprios projetos e trabalhar sobre ideias de outros, Palermo assume maiores riscos em seu próprio material no disco dois. Às vezes, isto significa estabelecer a fórmula da big-band ao conjunto, ou ao menos bater um pouco ao redor. O fechamento do trabalho é com “She’s So Heavy” dos Beatles (uma das faixas não compostas por Palermo aqui), que é monstruosamente boa.

Faixas:

CD 1:

Inca Roads; The Uncle Meat Variations; Little Umbrellas; The Dog Breath Variations; Chunga’s Revenge; Lumpy Gravy; The Black Page #2; America Drinks And Goes Home.

CD 2:

Moosh; Prelude to an Insult; Why Is the Doctor Barking?; Prelude to a Catastrophe; A Catastrophe (Is Just Around the Corner); Let’s Reproduce; An Escape Nonetheless; Nostalgia Revisited (for Susan); The Insult; Good Night, Everybody! God Love Ya!; She’s So Heavy.

Músicos: Ed Palermo: condução, arranjos, composição, sax alto; Paul Adamy: baixo elétrico; Ray Marchica: bateria; Bob Quaranta: piano; Ted Kooshian: teclados; Bruce McDaniel: guitarra, voz; Katie Jacoby: violino; Cliff Lyons: sax alto, clarinete; Phil Chester: sax alto, flauta, piccolo, sax soprano; Bill Straub: sax tenor, clarinete, sax soprano; Ben Kono: sax tenor, flauta, oboé; Barbara Cifelli: sax barítono, clarinete , clarinete baixo; Charles Gordon: trombone; Joe Fiedler: trombone; Matt Ingman: trombone baixo, tuba; Ronnie Buttacavoli: trompete; John Hines: trompete; Bonnie Buttacavoli: trompete; Bonnie Hines: trompete. Ospiti: Napoleon Murphy Brock: voz; John Palermo: bandolim; Gary Schreiner; Mike James: voz.

Para conhecer um pouco deste trabalho assistam ao vídeo abaixo:


Fonte : Jeff Tamarkin (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: