playlist Music

domingo, 12 de junho de 2016

CAROL SABOYA – CAROLINA (AAM Music)


O samba é clássico da encantadora vocalista brasileira Carol Saboya e sua banda de primeira classe. É um caso de família, com seu pai, o pianista/compositor Antônio Adolfo ao piano e arranjos. Ele está trabalhando com sua banda regular, assim os arranjos caem como uma luva. O núcleo do repertório é irrepreensível, com três canções do lendário Antônio Carlos Jobim (incluindo "Passarim" e "A Felicidade"), duas do posterior mestre Djavan, e uma de cada de Pixinguinha, João Bosco e Edu Lobo. Saboya está igualmente capacitada na apresentação das letras e nos vocalises, que é especialmente evidente nas linhas rápidas na faixa de encerramento, "Zanzibar" de Edu Lobo (que também apresenta um ótimo solo do guitarrista Leonardo Amuedo).

Das reinterpretações pop, "Fragile" de Sting está claramente ajustada ao programa. A original tinha um sentimento de samba, e Saboya e seus músicos só a interpretaram do seu jeito, fazendo com que o som da canção parecesse ter sido elaborado por um brasileiro (traduzindo a canção para o português a ilusão deve ser completa, mas eles cantam em inglês). É apresentado um solo especial de flauta de Marcelo Martins. A canção dos Beatles, "Hello Goodbye", é um pouco mais problemática. Reimaginada como uma bossa — que requer algumas mudanças métricas e harmônicas— nunca fica adequadamente assentada. Pontos para a originalidade, o problema deve ser mais a familiaridade com o original do que com as mudanças feitas neste arranjo.

Simplesmente um álbum encantador, facilmente recomendado para fãs da música brasileira. Este foi primeiro encontro com Saboya, e eu certamente estarei vigilante para mais um trabalho seu.

Faixas: Passarim; 1X0 (One to Zero); Senhoras do Amazonas; Hello, Goodbye; Avião; Fragile; A felicidade; Olha, Maria; Faltando um pedaço; Zanzibar.

Músicos: Carol Saboya: vocal; Antônio Adolfo: piano; Marcelo Martins: flauta e sax soprano; Leo Amuedo: guitarras; Jorge Helder: baixo; Rafael Barata: bateria; André Siqueira e Rafael Barata: percussão; Claudio Spiewak: violão (9).

Fonte : Mark Sullivan (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: