playlist Music

quinta-feira, 30 de junho de 2016

DUANE EUBANKS QUINTET – THINGS OF THAT PARTICULAR NATURE (Sunnyside)


Às vezes uma boa ideia ocorre. “Things Of That Particular Nature”, o novo álbum do trompetista Duane Eubanks, é o seu primeiro lançamento como líder em uma década, mas valeu a espera. Eubanks é mais jovem dos três irmãos jazzistas que vêm da Filadélfia (seus irmãos são o trombonista Robin e o guitarrista Kevin, e seu tio o pianista e compositor Ray Bryant). Durante a década entre projetos como líder, Eubanks continuou a trabalhar como acompanhante dos seus irmãos, Dave Holland e Mulgrew Miller. Em “Things”, Eubanks compensa o tempo perdido. Seu quinteto estelar apresenta um intenso, mas frio registro, que impulsiona a margem do sombrio post-bop. É música impetuosa que nunca está apressada para chegar em casa. A joia escrita por Eubanks, “Slew Footed”, inicia com 63 segundos clínicos em pegada balançante do baterista Eric McPherson. A peça, então, salta para uma potente plataforma de solos de Eubanks, do saxofonista tenor Abraham Burton e do pianista Marc Cary com Dezron Douglas segurando o baixo. Eles incendeiam, mudando o o compasso e tempo com graça, fazendo o som difícil parecer fácil. “Dance With Aleta”, composta para a esposa de Eubanks, é uma jam tranquila de verão com uma pegada suave. O vibrafonista Steve Nelson contribui para a ótima versão de uma composição de Miller, “Holding Hands”. Esta bela balada serve como tributo ao seu camarada filadelfiano, Miller, que foi amigo e mentor de Eubanks. A musicalidade nesta canção é divertida, com Cary sintonizando o amor de Miller pela suntuosidade. As baladas neste álbum são especialmente fortes. Eubanks e Burton tocam belas notas em uníssono em “Aborted Dreams”, que apresenta um saboroso solo de baixo por parte de Douglas e outro convidado projetado por Nelson. “Rosey” oferece uma espécie de vagueza de espírito de final de noite com Cary no Rhodes piano. “Anywhere’s Paradise” apenas deslumbra. O soberbo “Things Of That Particular Nature” anuncia o triunfante retorno de Eubanks como líder, que serve como grande introdução ao seu trabalho. 

Faixas: Purple, Blue, And Red; As Is; Rosey; Holding Hands; Beer & Water; Anywhere Paradise; Dance With Aleta; Aborted Dreams; Slew Footed; "P."

Músicos: Duane Eubanks: trompete, flugelhorn; Abraham Burton: saxofone tenor; Marc Cary: piano, Fender rhodes; Dezron Douglas: baixo; Eric McPherson: bateria; Steve Nelson: vibrafone.

Fonte: FRANK ALKYER (DownBeat)

Nenhum comentário: