playlist Music

quarta-feira, 13 de julho de 2016

EDDIE HENDERSON – COLLECTIVE PORTRAIT (Smoke Sessions)


Eddie Henderson teve uma formidável presença no cenário fusion em San Francisco nos anos 1970. Conhecido então como “Dr. Trompete” (ele trabalhou parcialmente como psiquiatra quando não estava excursionando com Herbie Hancock e Art Blakey), Henderson nunca desistiu da sua prática médica, mas ele não terminou a experiência. Em “Collective Portrait”, o trompetista com entonação feérica revisita 10 clássicos fusion em um intimista trabalho com uma banda pequena. Removendo estas canções de seus contextos familiares, os músicos—Gary Bartz no saxofone alto, George Cables no piano e Fender Rhodes, Doug Weiss no baixo e Carl Allen na bateria—são capazes de livremente explorar os aspectos melódicos do material. Esta não é uma tarefa fácil porque o fusion, com seus acompanhamentos improvisados de alta energia e melodias complexas, quase acena para realces eletrônicos. Porém aqui, Henderson e sua turma providenciam todo o poder necessário. Uma nova versão de “Morning Song” de Cables, originalmente gravada em 1979 com piano e baixo elétricos, sustenta o balanço em uma cortesia do baixo acústico de Weiss e a exuberante mão esquerda de Cables na linha do piano. Em “Zoltan”, de Woody Shaw, é Allen que serve como dínamo da banda, tecendo, junto, três ritmos distintos com igual equilíbrio: uma intincada forma dançante, uma pegada Latina e um suíngue tradicional. Solos passam por cada membro da banda, que providenciam outro golpe de energia. A tomada de Henderson em “Beyond Forever” encontra o adepto do hard bop saltando através dos registros mais altos do seu instrumento, e a mistura dos idiomas bebop e modal de Bartz em “Gingerbread Boy” flui sem esforço sobre o sentimento suingante da música. Mesmo nas faixas mais lentas —as baladas “You Know I Care” “Together” e “Spring”—são preenchidas com energia, embora com vigor e em uma escala mais refinada. Com “Collective Portrait”, Henderson demonstra que nas mãos certas e com o toque apropriado, qualquer canção pode vir a ser eterna.

Faixas: Sunburst; Dreams; Morning Song; You Know I Care; Beyond Forever; First Light; Together; Gingerbread Boy; Spring; Zoltan.

Músicos: Eddie Henderson: trompete & flugelhorn; Gary Bartz: sax alto; George Cables: piano e Fender Rhodes; Doug Weiss: baixo; Carl Allen: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: BRIAN ZIMMERMAN (DownBeat)

Nenhum comentário: