playlist Music

quinta-feira, 28 de julho de 2016

GET THE BLESSING – LOPE AND ANTILOPE (Naim Label)


E daí que seja apropriada o curso da ação? Elogiar “Lope and Antilope” dos Blessing  por sua ambiciosa síntese do jazz com rock e inflexões eletrônicas? Ou simplesmente celebrar a exuberância transparente deste álbum de extensa improvisação, gravado em torno de quatro dias em um estúdio em uma desocupada olaria? Dada a escolha, alguém pode apenas ser efusivo: “Lope and Antilope” é, deste modo,  um dos melhores discos de jazz  de 2014.

Este quarto lançamento do grupo britânico reunindo o saxofonista barítono e tenor Jake McMurchie e o trompetista/multi-instrumentista Pete Judge ao baixista Jim Barr e ao baterista Clive Deamer, a seção rítmica dos pioneiros Portishead. Embora, admitidamente, em um registro mais suave que aqueles que barulhentamente expõe em álbuns anteriores, “Lope and Antilope” não abafa nenhuma aventura sônica da banda. A faixa inicial “Quiet” as linhas distorcidas do tenor de McMurchie dançando como uma cobra de faquir, enquanto “Viking Death Moped” mistura sopros rosnantes com incendiárias sucessões de notas do guitarrista convidado (e companheiro do Portishead ) Adrian Utley. Uivos e relinchos sintetizados suportam a vibração em “Lope”, enquanto Judge insolentemente adiciona um tinlitar de um piano de brinquedo ao quase pecaminosamente funk “Corniche”, assim como Barr e os sopros estabelecem uma pegada que deixaria James Brown positivamente pálido.

Mesmo quando flertando com ambientes perturbadores, como na repleta de ecos “Luposcope”, “Lope and Antilope” nunca perde sua jocosidade, largamente graças à implacável elasticidade da bateria de Deamer. Esta é uma gravação de jazz excitante como qualquer uma da década passada, e diversão ilimitada, que não deixa nenhuma dúvida que quando Get the Blessing está em casa, seus ouvintes são realmente abençoados.

Faixas

1. Quiet 05:55

2. Little Ease 04:19

3. Corniche 05:31

4. Antilope 04:10

5. Luposcope 03:10

6. Viking Death Moped 02:37

7. Hope (For The Moment) 04:33

8. Trope 03:08

9. Lope 04:26

10.Numbers 03:06

 

Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: