playlist Music

sábado, 6 de agosto de 2016

AL JARREAU – MY OLD FRIEND: CELEBRATING GEORGE DUKE (Concord Records)


Poderia tomar esta resenha inteira, talvez esta página inteira, para listar todos os músicos que o falecido pianista, compositor e produtor George Duke colaborou e influenciou ao longo de uma carreira de cinco décadas. Embora, seguramente, ninguém seja melhor apropriado para   montar um álbum tributo do que Al Jarreau, cuja afinidade com Duke data do meado dos anos 1960, quando eram iniciantes na luta por trabalhos em San Francisco. E Jarreau o fez de forma admirável, cobrindo as duradouras paixões do amigo —postbop, fusion, jazz brasileiro, soul—enquanto reunia convidados especialíssimos, a maioria dos quais interagiram frequentemente com Duke com consequências históricas.

Apropriadamente, Jarreau inicia com ágil atualização, apresentando Gerald Albright, de “My Old Friend”, um destaque do marco de 1981, “Breakin’ Away”, no qual atuou Duke. Ele trabalha duas vezes com Dianne Reeves, prima de Duke em espiritual e impetuoso mergulho no prazeroso jazz-funk de “Someda”, então trepida através de uma condimentada “Brazilian Love Affair”.

Stanley Clarke revisita seus dias vigorosos de duo com Duke, primeiro com a balada “Sweet Baby” apresentando Lalah Hathaway, e ao lado de Jeffrey Osborne em uma parecida “Every Reason to Smile” e um sólido Osborne em “On the Wings of Love”, que Duke produziu e tocou em 1982. O usualmente angelical Jarreau investe profundo no blues para unir-se ao resmungo vocal de Dr. John em uma deliciosamente esparramada “You Touch My Brain”. E o próprio Duke faz uma aparição póstuma junto a Boney James em uma suave “Bring Me Joy”.

Juntas, as 10 faixas esplendidamente capturam a extensão da vibrante agilidade de Duke. Entre elas, o ponto alto laudatório é “Churchyheart”, um glorioso trabalho de “Backyard Ritual” (composto por Duke para “Tutu” de Miles), com Marcus Miller relembrando o original atuando no baixo e no clarinete baixo, assim como Jarreau desenvolve a letra que abraça a vida e o legado de Duke.

Faixas

1 My Old Friend (Steve George / John Lang / Richard Page) 4:57

2 Someday (George Duke) 4:09

3 Churchyheart (Backyard Ritual) )(George Duke / Al Jarreau) 4:56

4 Somebossa (Summer Breezin') (George Duke/Al Jarreau/Patrick Lundquist) 4:41

5 Sweet Baby (George Duke) 4:31

6 Every Reason to Smile/Wings of Love (Stanley Clarke/George Duke/Jeffrey Osborne/Peter Schless) 3:51

7 No Rhyme, No Reason (George Duke) 4:05

8 Bring Me Joy (George Duke) 4:36

9 Brazilian Love Affair/Up from the Sea/It Arose and Ate Rio in One Swift Bite (George Duke)

    4:46                 

10 You Touch My Brain (George Duke) 4:44

 

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 


 

Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: