playlist Music

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CEDAR WALTON FEATURING FREDDIE HUBBARD – LIVE AT THE KEYSTONE KORNER : RELIVING THE MOMENT (HighNote Records)


O “momento” em questão ocorreu em 1977. O evento foi o Rahsaan Roland Kirk Memorial Jazz Festival no Keystone Korner de San Francisco. O quarteto de Cedar Walton, formado com Leon Thomas e Bobby Hutcherson, reuniu-se ao velho companheiro de Walton no Jazz Messengers , Freddie Hubbard, retornando ao contexto tradicional na esteira do controverso  mergulho do trompetista na fusão jazz-funk .

Julgando o que está aqui apresentado, estas foram três noites de forte suingue e criatividade irrestrita. As linhas do piano de Walton, complexas e multitexturadas, ainda que resolutamente tradicionais, são empoderadas por um ímpeto percussivo que é complementado e incitado pelas destras pontuações do baterista Billy Higgins. Quando o tenorista Bob Berg participa com sua entonação adstringente e como Coltrane provoca e excita, ele traz um elemento estimulante de crueza e emotiva imprevisibilidade à mistura.

Nós primeiros ouvimos Hubbard em “Ugetsu” de Walton, uma música que data da atuação conjunta deles nos anos 60 como os Messengers. A agressividade com a qual Hubbard ataca feericamente suas linhas hard-bop — direta e  confrontacional, a despeito da entonação suavemente afiada do flugelhorn —sugere que ele deve ter mandado uma mensagem para os puristas que o acusavam de apostasia fusionista (Ele soa menos combativo mas não menos poderoso em “Byrdlike”, seu tributo a Donald Byrd, outro ícone que foi castigado por ter se vendido ao espírito da cobiça), “Jacob’s Ladder” , com toque latino e comovente, invoca  Horace Silver, uma conexão que Walton torna claro com uma citação de “Song for My Father” (uma das numerosas citações argutas espalhadas ao longo do trabalho). A exercício final em “Impressions” transforma o standard de Coltrane em uma peça livre e suingante de jam-session —um perfeito capeamento para o trabalho que proclama o prazer, descoberta e nova beleza da primeira à última nota.

Faixas

1 Opening Remarks 0:12

2 Midnight Waltz (Cedar Walton) 9:43

3 Ugetsu (Cedar Walton) 11:56

4 For All We Know (J. Fred Coots / Sam Lewis) 8:37

5 Byrdlike (Freddie Hubbard) 11:05

6 Jacob's Ladder (Cedar Walton) 10:22

7 Impressions (John Coltrane) 13:46

 

Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: