playlist Music

terça-feira, 2 de agosto de 2016

MARK WEINSTEIN – LATIN JAZZ UNDERGROUND ( Zoho Music)


Nas notas para “Latin Jazz Underground”, o flautista Mark Weinstein explana que ele visa “mostrar que você poderia realmente expandir as fronteiras, enquanto mantém o núcleo afro-cubano”. Ele crava. O álbum, uma colaboração com o pianista Aruán Ortiz, explora livres e amplas improvisações, embora transpassadas, harmonia de samba e elementos folk o permeia.

Essas, também, são executadas com grande destreza. O baterista Gerald Cleaver e o percussionista Román Diaz mantêm a fidelidade na busca de seções livres em “Gregorio’s Mood”, em “Tete’s Blues” de Ortiz e em “Mellifluous Cacophony” de Sam Rivers eles formulam batidas entrelaçadas que soam sem ritmo, mesmo arbitrárias, até um padrão emergir gradualmente. Quando Cleaver e Diaz, junto ao baixista Rashaan Carter, com pausa livre em “Open or Close”, uma voz indefinida mantém o espírito com cantos afro-cubanos atrás das linhas cerebrais de Weinstein.

Embora reúna balanços nativos, Carter viaja na música através de caminhos abertos com frequência. Ele segue Weinstein e Ortiz cuidadosamente em “Gregorio’s Mood” e emprega tenso staccato em seus distorcidos e melódicos solos em “Dance of the Tripedal” e “For Emilio”.

São a flauta e o piano que providenciam o caráter do álbum, embora, eles façam isto via contraste. As improvisações de Weinstein são mais adocicadas, com grande cuidado e enredo. Sua flauta baixo parece estar emergindo de uma hibernação em “For Emilio”, enquanto em “Mark’s Last Tune” ele desliza sob a seção rítmica e lentamente cresce como uma cobra junto ao encantador. Ortiz convoca mais energia e instinto, com sua velocidade e entusiasmo blueseiro passa a ser o tema de “Tete’s Blues”. Porém, de algum modo, eles trabalham com esquemas latinos. Como ele tem em torno de 50 anos, Weinstein demonstra em “Latin Jazz Underground” que entende por dentro o jazz afro-cubano.

Faixas: Gregorio's Mood; Open Or Close; Dance Of The Tripedal; For Emilio; Tete's Blues; Nature Boy; Mellifluous Cacaphony; Mark's Last Tune.

Músicos: Mark Weinstein, flauta concerto, flauta alto, flauta baixo; Aruan Ortiz: piano; Rahshaan Carter: baixo; Gerald Cleaver: bateria; Roman Diaz: percussão.

Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: