playlist Music

domingo, 7 de agosto de 2016

MATTHEW SHIPP & MAT WALERIAN DUO – THE UPPERCUT: LIVE AT OKUDEN


Embora o pianista Matthew Shipp tenha gravado discos em parceria com saxofonistas, seu duo - The Uppercut – com o saxofonista polonês Mat Walerian é diferente. A razão é que em “ Live at Okuden “ a parceria lida com um programa de composições de Walerian , bem como com as quatro mais creditadas improvisações. Entretanto, deve ser duro para você distinguir entre eles como são sutis os elementos composicionais -uma dica de suavidade do saxofonista talvez – mas nada tão óbvio. Embora Walerian venha de uma geração mais jovem que  Shipp, eles têm formado um forte  laço evidenciado por várias excursões na Polônia e outra gravação com o mestre da bateria  Hamid Drake.

Embora os traços familiares que fazem distinto o estilo de Shipp permaneçam, ele os possui sem a isolada inclinação que caracteriza seus próprios trabalhos e por meio disto possibilita amplo campo para Walerian brilhar. Por sua parte, o polonês exsuda um econômico melodismo, predominantemente fiando-se nos registros convencionais do seu saxofone alto e clarinete baixo para expressar o discurso como inflexões de suas linhas. De fato as interações conversacionais formam a principal circulação do dueto, na qual o livre e contínuo fluxo de  Walerian contrasta com o acompanhamento em agressivo  staccato  do pianista.

Embora separado por intervenções individuais, as primeiras cinco peças fluem juntas. O baixo clarinete com influência do bebop de Walerian inicia sozinho em "Introduction", antes Shipp associa-se em cintilante veia lírica, com sons suaves blueseiros emanando dos dois. Em "Blues For Acid Cold",  Walerian passa a ser meditativo e pesaroso  e ainda reflexivo em  "Jungle Meditation",  ainda que  se alongando no invólucro com silvos suspirantes. Ele passa para o saxofone alto nas duas próximas músicas, em diálogo animado na  união de "Free Bop Statement One" e , então, repousante, mas insistente, em  "Free Bop Statement Two". Entretanto é "Love And The Other Species" que representa o ponto alto do recital, com as espirais do alto de Walerian a soar por cima dos trovejantes turbilhões de Shipp, antes de uma gradual calmaria para a suave conclusão.

Faixas: Introduction; Blues For Acid Cold; Jungle Meditation; Free Bop Statement One; Free Bop Statement Two; It's Sick Out There; Love And The Other Species; Peace And Respect; Black Rain; Encore.

Músicos: Matthew Shipp: piano; Mat Walerian: saxofone alto, clarinete baixo, flauta.

Fonte :  JOHN SHARPE (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: