playlist Music

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

NOAH PREMINGER – PIVOT : LIVE AT THE 55 BAR


Noah Preminger é nada mais que audacioso. Assim não seria surpresa para ninguém se o saxofonista tenor, que salta de pára-quedas e pratica kickboxing , atuasse como Ornette Coleman e Sonny Rollins ao trabalhar livremente em bandas sem piano (e sem guitarra) através de  extensas explorações.

Juntos a Preminger na aventura, gravada ao vivo em três noites no verão passado no intimista 55 Bar, Nova York, estava Jason Palmer no trompete, Kim Cass no baixo e Ian Froman na bateria. “Em uma das primeiras vezes em minha carreira” Preminger escreveu na capa do seu álbum, onde faz seus agradecimentos, “ eu tenho uma banda que se sente como uma verdadeira unidade ”. Palmer, um líder ao seu próprio jeito, cujos amplos créditos como acompanhante incluem trabalhos com Greg Osby, Grace Kelly e Matana Roberts, é um valioso impulsionador para Preminger, que sobrepuja seu estelar trabalho em seu par de álbuns anteriores. Um antigo colega de Preminger no New England Conservatory , Cass, trouxe à mente o papel de  Charlie Haden para os grandes quartetos de Ornette, e Froman mantem todas as coisas movimentando-se com vigorosa  invenção.

O disco compreende duas faixas de aproximadamente 32 minuto cada, os clássicos de Bukka White “Fixin’ to Die Blues” e “Parchman Farm Blues”. Preminger nota no informe à imprensa que ele ouviu o blues do Delta quase exclusivamente nos anos recentes. “Eu amo toda a honestidade e emoção na música, o espírito elevado do fraseado” ele explana. “Apenas o som da voz de Bukka White move-me. Aqueles rapazes são como eu, eles realmente sabem realmente o que estão dizendo — e isto é raro neste mundo”. Raro, também, é o calibre do toque orientado à la Ornette sendo registrado em pequenos clubes. “Pivot” é prova que o quarteto de Preminger dá aos donos do 55 Bar, um pouco de música a $10 o couvert artístico.

Faixas: Parchman Farm Blues; Fixin to Die Blues.

Músicos: Noah Preminger: saxofone tenor; Jason Palmer: trompete; Kim Cass: baixo; Ian Froman: bateria.

Fonte : Bill Beuttler (JazzTimes)

Nenhum comentário: